Estudos em sociolinguística e ensino de Português são temas de aula inaugural

Aula inaugural com a professora Stella Maris Bortoni-Ricado, da UNB, reúne estudantes de três programas de pós-graduação na área de Letras.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

A professora Stella Maris Bortoni-Ricardo, da Universidade de Brasília (UNB), ministra aula inaugural nesta sexta-feira (23), às 9h30, com transmissão via link disponibilizado pela organização – CONFIRA. O tema da aula é “Como os estudos da sociolinguística podem contribuir para o ensino de língua portuguesa”.

(Divulgação).

Professora titular aposentada em Linguística, Stela tem uma vasta pesquisa na área de ensino em sociolinguística e na formação do professor como agente em letramento. É autora e coautora de diversos livros na área, entre eles “Manual de Sociolinguística e Português brasileiro” e de “Português brasileiro: a língua que falamos”.

Segundo a professora do Departamento de Letras Vernáculas e coordenadora do PROFLETRAS, Andreia da Cunha Malheiros Santana, a palestra é uma oportunidade para estudantes dos três programas (e demais interessados) aprofundarem-se nas intersecções entre sociolinguística e formação. “A concepção abordada por ela trata da sociolinguística na formação do professor, enquanto agente formador, e do estudante. Isso é de vital importância para o educador”.

Inscrições – Estudantes e demais interessados podem se inscrever até quinta-feira (22) – Inscrições/Aqui. Outra opção é o QR Code, disponível no cartaz do evento. Haverá certificado para os inscritos.

A atividade é promovida por professores e alunos do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras (MEPLEM) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL).