Paraná Fala Francês reabre testes de nivelamento direcionados à comunidade interna

É destinado aos interessados que têm algum nível de conhecimento da língua francesa. Inscrições até dia 18.

O Programa Paraná Fala Francês, que oferta regularmente cursos de francês para a comunidade interna da UEL (professores, servidores e estudantes), está com inscrições abertas para os testes de nivelamento. Os interessados em aprender francês online podem acessar o formulário Google – Aqui – para realizar o teste, que foi reaberto até o dia 18 de julho. Os testes de nivelamento remotos já haviam sido abertos entre os dias 6 e 9 de julho, mas foram postergados por conta de vagas remanescentes.

O teste de nivelamento é destinado a estudantes que têm algum nível de conhecimento da língua francesa. Os estudantes que não têm nenhum conhecimento e desejam ingressar no Básico 1 devem aguardar pelo formulário de inscrição do programa, que será disponibilizado de 21, às 14h, a 28 de julho, no site do Paraná Fala Francês. O resultado da seleção sai no dia 2 de agosto, a partir das 17h, nas redes sociais do programa.

Segundo a professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciência Humanas (CCH), Suélen Maria Rocha, o programa abre vagas para os níveis “Francês Básico – Nível 1”, “Francês Básico – Nível 2”, “Gêneros orais e escritos para mobilidade internacional” e “Compreensão de textos em francês na área acadêmica”. “Além dos cursos básicos, oferecemos cursos voltados a estudantes de pós-graduação, o que antes era chamado de ‘francês instrumental’”, comenta a professora.

Internacionalização

Os cursos oferecidos são voltados 100% à comunidade interna da UEL, com o objetivo de internacionalizar o ensino no Paraná, o que motivou a criação do Programa Paraná Fala Idiomas nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), segundo a coordenadora do curso na UEL.

“Temos uma meta de internacionalização das pesquisas em francês, estipulado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). As aulas são gratuitas e acessíveis ao público interno”. Embora as aulas sejam gratuitas, é de responsabilidade dos estudantes adquirir o material didático.

O semestre letivo do Paraná Fala Francês inicia no dia 9 de agosto. Os estudantes vão aprender francês online pelo Google Meet e Classroom. O número máximo de alunos por aula é de 25. “Nós costumamos selecionar uma cota de estudantes, servidores e professores, para não privilegiar nenhuma das três categorias em termos de vagas. Mas, selecionamos também por ordem de inscrição, e a procura é grande”, reforçou Suélen.