Ano letivo 2021 começa com live de boas vindas e programação especial de recepção

Evento em formato virtual marcou oficialmente o primeiro dia de aula do 1º semestre, que segue até 15 de dezembro com aulas remotas.

No primeiro dia de aulas do ano letivo 2021, representantes da Administração da UEL coordenaram Live de abertura para apresentar oficialmente a Instituição para os cerca de 3 mil ingressantes, lembrar as principais demandas e, especialmente, fortalecer um vínculo frente ao desafio de manter as aulas no modo remoto. A Live, que registrou mais de 1.800 visualizações, foi realizada nesta segunda-feira (2), pela plataforma Youtube, durou cerca de 50 minutos e reuniu o reitor Sérgio Carvalho, acompanhado do vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa e dos Pró-reitores acadêmicos, Marta Favaro (PROGRAD), Mara Solange Dallaroza (PROEX) e Amauri Alfieri (PROPPG).

Durante a Live os professores lembraram que a UEL manterá o ensino remoto emergencial até 15 de dezembro, quando termina o primeiro semestre de 2021. Já o segundo semestre será de 24 de janeiro de 2022 a 23 de junho.

Também foram apresentadas as características gerais do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos e que os estudantes, sobretudo os novos, podem descobrir estes projetos por meio dos sites das Pró-reitorias. Não faltaram apelos para que os estudantes se envolvam diretamente com os respectivos cursos, por meio dos Colegiados, e que mantenham vínculo com professores e colegas.

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, o vice-reitor, Décio Sabbatini, dão boas vindas aos estudantes da graduação, junto com os pró-reitores da Universidade.

O reitor Sérgio Carvalho saudou os estudantes com uma mensagem otimista, ressaltando que a Universidade se destaca pela qualidade de seus cursos, pelos projetos desenvolvidos, interação com a sociedade e pela preocupação com a inclusão. O reitor lembrou o esforço necessário para retomar as aulas de modo remoto, no ano passado.

“Havia a distância física sim, mas havia também o desafio de incorporar na formação dos estudantes a responsabilidade para vencermos a pandemia”, afirmou ele. O reitor lembrou que a Universidade decidiu pelo retorno no formato remoto, com o compromisso de atender a todos os estudantes, inclusive aqueles que não tinham condições de equipamentos e Internet de qualidade.

Ele recordou que foram feitas campanhas internas e externas, que resultaram na doação de equipamentos e recursos financeiros, que ultrapassaram mais de R$ 2 milhões. Entre os doadores estiveram o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e a Receita Federal, que doou um lote de equipamentos apreendidos. A comunidade interna da UEL também participou do esforço com doações de Tablets.

Por fim o reitor lembrou que a Universidade existe para questionar e para apresentar soluções em forma de pesquisas e tecnologias. “Vocês vão descobrir. Receberão formação de qualidade e o treinamento necessário para o exercício da profissão”, afirmou.

Roda de Conversa on line

Nesta terça-feira (3), a partir das 19h30, está agendada uma Roda de Conversa, também no canal oficial da Prograd, com ex-alunos conhecidos. Participam do debate a jornalista veterana da RPC, Dulcinéa Novaes, o biólogo e pesquisador Ivan Glaucio Paulino Lima e o ex-Secretário Estadual de Saúde do Paraná, médico Gilberto Martin.

Todos os detalhes da semana de recepção podem ser obtidos na página Ser UEL, criada especialmente para informar, recepcionar e integrar novos e demais estudantes da graduação nos primeiros dias de aula do ano letivo 2021 – Clique aqui

O site traz a lista completa dos mais de 50 cursos de graduação e a programação específica de cada Colegiado. Também é possível encontrar informações sobre serviços oferecidos aos estudantes nas áreas social, de tecnologia, Sistema de Bibliotecas. O site traz também informações detalhadas para os ingressantes fazerem a confirmação de matrícula obrigatória – prazo para confirmação de matrícula termina sexta-feira (6) – e como criar o email institucional @uel.