Obra cobrada no Vestibular, “Eles não usam black-tie”, é tema de palestra

Obra cobrada no Vestibular, “Eles não usam black-tie”, é tema de palestra

A ação, resultado da parceria entre UEL e Prefeitura de Londrina, é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia para participar

Na próxima segunda-feira (16), às 18h30, o projeto Literatura na Biblioteca realiza uma palestra sobre o livro “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri.  A iniciativa é desenvolvida em ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19, por isso os interessados em participar deverão acessar o canal oficial das Bibliotecas Públicas de Londrina, no Youtube.

A ação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia para participar. O debate será conduzido pela mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Miréia Vale.

Obra

A obra “Eles não usam black-tie”, escrita em 1955, é um marco na dramaturgia brasileira. A peça traz como tema central a greve dos operários, mas adota como pano de fundo reflexões universais sobre a fragilidade e os conflitos humanos. O texto parte de uma visão de mundo romântica e pressupõe uma série de valores básicos, imutáveis, através dos quais os problemas surgem, fazendo estourar conflitos em que os homens se debatem.

De acordo com a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, o projeto Literatura na Biblioteca debate e discute as obras literárias solicitadas pelo vestibular da UEL. “A intenção é desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio das palestras e discussões, bem como promover o acesso a literatura e incentivar a leitura”, disse.

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da UEL. As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por professores, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação. Este ano, os encontros irão ocorrer até o dia 29 de novembro.

Confira a programação dos próximos encontros:

16/08 – “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri

13/09 – “Poemas escolhidos de Gregório de Matos”, de Gregório de Matos

18/10 – “Clara dos anjos”, de Lima Barreto

08/11 – “Contos novos”, de Mário de Andrade

29/11 – “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa

(Com texto e informações do N.COM/Prefeitura de Londrina).

Publicado em

É autorizada a livre circulação dos conteúdos desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte.
Leia também

Lançamento

Ocupação urbana Flores do Campo recebe projeto Ruar EcoArtivismo neste sábado (22)

A Associação Intercultural de Projetos Sociais (Alma), em parceria com o Coletivo Quizomba, Universidade Estadual de Londrina, Norte Cultural, Funarte, Secretaria de Estado da Cultura/Profice e Copel, está desenvolvendo, em 2025, o PROJETO RUAR: Ações Formativas em Artivismo e Educação Ambiental (Ruar EcoArtivismo). O projeto será lançado oficialmente na tarde deste sábado (22), a partir das 14h, na ocupação urbana Flores do Campo (Zona Norte de Londrina). Na […]


Equipe de Arbitragem da UEL participa de competição de Direito e Tecnologia

A simulação de procedimentos arbitrais faz parte da CoDiTech Moot, evento que reúne universitários de todo o País.


Lançamento

NDPH convida para o lançamento de obra sobre migrações de retorno do Brasil à Alemanha sob o Nazismo

"Retorno à Pátria Alemã", da historiadora e docente Méri Frotscher, será lançada na noite desta sexta-feira (21), às 19h30, no Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da UEL.


Além dos muros: UEL realiza defesa de TCC na Terra Indígena do Apucaraninha 

A Universidade Estadual de Londrina, por meio do curso de Geografia, realizou a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Terra Indígena do Apucaraninha, reunindo docentes e moradores, dentre eles, egressos da pós-graduação da UEL. A banca de TCC foi realizada no dia 13 de fevereiro, no Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, […]