Letramento acadêmico é tema de encontros online

Letramento acadêmico é tema de encontros online

Roca, que conta com convidados nacionais e internacionais, tem o objetivo de discutir o letramento acadêmico-científicos nas diversas áreas do conhecimento.

A 3ª edição das Rodas de Conversas Acadêmicas (ROCA), com a temática “Conhecendo experiências: tecendo redes”, está com inscrições abertas para professores, estudantes e demais pesquisadores, de todas as áreas do conhecimento. A iniciativa começou na última sexta-feira (13) e segue até o dia 9 de setembro, com o objetivo de discutir o letramento acadêmico-científicos nas diversas áreas do conhecimento e traz diversos especialistas no assunto, vindos de universidades brasileiras e do exterior.

O evento é uma promoção do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-científicos (LILA) e conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Imagem e Linguagem (LED). Segundo a coordenadora do LILA e do evento, Vera Lúcia Lopes Cristovão, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), a roda de conversa é voltada ao contexto universitário, embora a temática do letramento científico seja bastante ampla.

“Todos os pesquisadores de todas as áreas podem aprender nessas discussões, porque a expressão do pesquisador, no mundo acadêmico, é por meio de palavras, utilizando dos mais variados gêneros, seja uma resenha ou um artigo científico”, afirma a coordenadora do evento. São esperados, também, professores da Educação Básica, além do Ensino Superior.

Nomes de prestígio internacional

A programação da 3ª edição da ROCA conta com nomes conhecidos internacionalmente no campo dos estudos de gêneros e do letramento acadêmico. A abertura será no dia 19 de agosto com o professor Charles Bazerman, da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos. Bazerman é mundialmente conhecido como um dos propulsores para o estabelecimento da escrita como gênero acadêmico. No mesmo dia, o evento contará com a exposição do professor Benedito Bezerra, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Um dos pontos fortes do evento é trazer pesquisadores da comunidade de falantes hispânica. “Olhamos bastante para a América Latina, pois é uma intenção nos firmarmos, enquanto universidade, como uma produtora de conhecimento em nível internacional”, explica Vera. Entre os latinoamericanos, o evento traz nomes como Elvira Arnoux, da Universidade de Buenos Aires, e Natália Ávila Reyes, da Pontificia Universidad Católica de Chile. A programação completa do evento pode ser acessada no site – Veja.

Inscrições – O evento estende-se até o dia 3 de dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da UEL – Aqui/Inscrições. A transmissão será feita pelo canal do LILA no YouTube.

Leia também