Pesquisadora integra equipe do MEC que avalia livros didáticos

Pesquisadora integra equipe do MEC que avalia livros didáticos

Entre outros pares, Silmara Sartoreto de Oliveira foi a única professora da área da Biologia da Região Sul a integrar o grupo.

Willian C. Fusaro

Agência UEL


A professora Silmara Sartoreto de Oliveira, do Departamento de Biologia Geral, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), foi uma das integrantes da avaliação de livros didáticos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O PNLD é uma proposta do Plano Nacional de Educação (PNE), do Ministério da Educação (MEC), para avaliar os materiais (livros, apostilas, manuais, vídeos de apoio usados em sala) para os professores de todo o Brasil utilizarem em escolas públicas e filantrópicas, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Silmara foi a única professora da área de Biologia escolhida em meio a todos os pares da Região Sul. “Esse trabalho foi bastante extenso. O processo começou em novembro, com cursos de capacitação com os professores escolhidos. Todas essas obras didáticas já foram avaliadas em consonância com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, explicou a professora.

Professora Silmara Sartoreto de Oliveira, do CCB, é a única da área de Biologia da Região Sul a fazer parte da equipe. Ela participou da avaliação de três livros que serão usados no Ensino Médio, do 1º ao 3º ano (FOTO: Arquivo pessoal).

O processo de avaliação ocorreu de forma completamente sigilosa, desde o ano passado. Silmara participou da avaliação de três obras que serão utilizadas por estudantes do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano. Ao todo, os materiais escolhidos pelos avaliadores serão utilizados por 19.250 escolas e por mais de 6 milhões de alunos, somente no Ensino Médio. Os profissionais foram escolhidos pela Coordenação Geral de Materiais Didáticos (COGEAM), do MEC.

BNCC

Um dos pontos importantes do processo, na opinião da avaliadora, foi “fazer valer o que a BNCC pressupõe. “É uma garantia, também, de que o mesmo material será utilizado por estudantes de todas as regiões do Brasil, de Norte a Sul”, considerou a professora, que atua como avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

“Fui escolhida por ser uma docente pesquisadora da área da Educação para ciência na região Sul do país e, também, por estar em uma Universidade de ponta e ter formação na área de Ensino. É importante para a UEL ter um representante num trabalho que é um plano de Estado, que fica independente do governo que estiver”, avaliou Silmara.

Leia também

Governo do PR implementa oficialmente Agência de Desenvolvimento Regional na UEL

O governo do estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), implementou oficialmente nesta quarta-feira (29) a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) que terá a função de apoiar iniciativas demandadas pela sociedade, estimulando  desenvolvimento regional a partir do conhecimento produzido pela Universidade. A Ageuni funcionará junto à […]


UEL abre edital para contratação de técnicos por meio de Processo Seletivo

A UEL lançou o edital (PRORH 043/2023) para contratação de técnicos em laboratório em Processo Seletivo Simplificado (PSS). São duas (2) vagas: Laboratório de Nutrição e Dietética, e Radiojornalismo e Telejornalismo, ambas para jornada de 40 horas semanais.Para o primeiro, o candidato deve ter concluído Ensino Pós-Médio ou Curso Profissionalizante e Registro no Conselho Regional […]


Pesquisa analisa inserção de haitianos no território paranaense por meio do trabalho

Todos os dias, o Paraná recebe imigrantes de diversos lugares do mundo. Seja por catástrofes ambientais ou dificuldades econômicas e/ou sociais, o objetivo de quem deixa o país de origem é sempre o mesmo: conseguir melhores condições de vida. Buscando avaliar o sucesso desse propósito, a tese do doutorando Lineker Alan Gabriel Nunes investigou como […]


Livro homenageia professora e pesquisadora de Estudos da Linguagem

A professora Esther Gomes de Oliveira (Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas/CLCH) foi homenageada por outros professores, pesquisadores e ex-orientandos com a publicação do livro “Dimensões e materialidades da argumentação: homenagem a Esther Gomes de Oliveira” (editora Pontes, Campinas/SP). Organizada pelos professores Lolyane Cristina Guerreiro de Oliveira, Roberta Maria Garcia Blasque, Antonio Lemes Guerra Junior […]