Simpósio Internacional de Educação Musical

Simpósio Internacional de Educação Musical

Programação traz palestras e debates on-line, com participação de professores e pesquisadores de instituições renomadas nacionais e internacionais.

O 41º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) abre sua programação, nos dias 1º e 2 de outubro, com o 1º Simpósio Internacional de Educação Musical. O Simpósio tem como tema “Diversidade das raízes epistemológicas na educação musical” e contará com palestras e debates on-line, transmitidos ao vivo e com tradução simultânea em inglês/português. Participam conferencistas de diversos países. As inscrições para o Simpósio são gratuitas e podem ser feitas neste link – Inscrições.

Com o objetivo de destacar a diversidade cultural no campo da Educação Musical no Brasil, o Simpósio reunirá pensadores e educadores musicais para discutir sobre epistemologias que apoiem os valores simbólicos e conhecimentos existentes em diferentes culturas e comunidades. Para os participantes do evento, serão emitidos certificados pelo Festival.

(Divulgação).

O Festival Internacional de Música de Londrina é uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura; Prefeitura do Município de Londrina, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic); Casa de Cultura da UEL e Associação de Amigos do FIML. Nesta 41º edição, o FIML ocorrerá entre os dias 05 e 11 de dezembro. A direção pedagógica do Festival é da professora Magali Kleber e a direção artística do pianista Marco Antônio de Almeida.

Diversidade Sociocultural em debate

De acordo com Kleber, o Simpósio possui uma posição política em defesa do acolhimento da diversidade sociocultural, pois acolhe políticas públicas que possam garantir o direito das pessoas de terem acesso à uma educação de qualidade, que valoriza e inclui todas as práticas culturais. “O tema do Simpósio vai tocar em uma questão que é muito cara para todos nós na atualidade: a diversidade cultural”, explica. “Esse evento é uma oportunidade de nós exercitarmos uma visão crítica sobre a produção do conhecimento, não podemos hierarquizar as estéticas musicais e artísticas, nós temos a responsabilidade de refletir sobre isso”, afirma a professora.

Entre os palestrantes convidados o Simpósio traz professores e pesquisadoras de instituições nacionais internacionais. São eles: Emily Akuno, da Universidade do Quênia e Presidente da Sociedade Internacional de Educação Musical (ISME); Liane Hentschke, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o professor André de Quadros, da Universidade de Boston (EUA); o professor Bo-Wah Leung, da Universidade de Hong Kong; o pesquisador Esinkuma James Amagebe, da Universidade de Port Harcourt (Nigéria), e o professor Meki Nzewi, da área de música Africana da Universidade de Port Harcourt (Nigéria) e diretor do Centro de Música Instrumental Indígena e Práticas de Dança da África.

Além do apoio do Festival Internacional de Música de Londrina, o evento conta com a parceria interinstitucional da Sociedade Internacional de Educação Musical (ISME), da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas no site do Festival Internacional de Música de Londrina.

(*Isabella Abrão – estagiária na COM/UEL, sob supervisão de Mirian Peres da Cruz/EDITORA).

Leia também

UEL FM apresenta “Preta Voz”, série que integra campanha contra racismo

A UEL FM integra a campanha “UEL na Luta contra o Racismo”, lançada oficialmente semana passada, com uma série de entrevistas especiais intitulada “Preta Voz”, produzida e apresentada pela jornalista Janaína Ávila. A série, de cinco programas, traz perfis de profissionais pretos mostrando a potência e o talento em suas áreas de atuação. O primeiro […]


SETI, Fundação Araucária e UEL apresentam Arranjo de Pesquisa e Inovação com foco na Biodiversidade 

A Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) juntamente com a Fundação Araucária e a UEL apresentaram nesta terça-feira (28) o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Biodiversidade: Recursos Genéticos e Biotecnologia que tem o objetivo de integrar grupos com foco na diversidade ambiental e na redução dos impactos das mudanças climáticas. […]


Capacita DCNT passa para fase de formação de profissionais

Capacita DCNT, um projeto cujo título original é “Formação de gestores e profissionais de saúde da APS (Atenção Primária à Saúde) do Estado do Paraná no enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis: análise de efetividade a partir de abordagem quali-quantitativa”, teve abertura oficial na sexta-feira, dia 24, no Anfiteatro do HU. Trata-se da segunda etapa […]


Crianças hospitalizadas do HU fazem seus próprios cupcakes de Páscoa

Pacientes mirins do Hospital Universitário da UEL tiveram uma tarde de diversão, no útlimo dia 22, ao lado do Chef Taico, chefe de cozinha, YouTuber  e padrinho do projeto que desenvolveu a ação. As crianças botaram a mão na massa e decoraram seus próprios cupcakes com confetes coloridos, cobertura de chocolate, coelhos e ovinhos de chocolate. A […]