Seminário sobre Racismo Estrutural e Institucional reúne universidades estaduais

Seminário sobre Racismo Estrutural e Institucional reúne universidades estaduais

Durante dois dias (28 e 29 de outubro), participantes irão debater o tema “Racismo, antirracismo e a Base Nacional Comum Curricular”.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da UEL participa do 2º Seminário sobre Racismo Estrutural e Institucional nas Instituições de Ensino Superior, que começa nesta quinta-feira (28), às 19h30, e segue com extensa programação até sexta-feira, dia 29 de outubro, em formato remoto no Canal da UENP. O Seminário é resultado da parceria entre as sete Instituições Estaduais de Ensino Superior do PR.

O tema do Seminário é “Racismo, antirracismo e a Base Nacional Comum Curricular”. As inscrições estão abertas até esta quinta-feira no endereço 2º Seminário sobre Racismo Estrutural e Institucional

(Divulgação).
Programação

A cerimônia de abertura acontece no dia 28, às 19h30, com apresentação de Vanessa Machado, graduanda em Pedagogia, regente, professora de música e cantora. Em seguida, às 20 horas, terá a palestra “Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, com Leandro Bulhões (UFC), e Ivan Siqueira (USP) e mediação de Antonio Donizeti Fernandes (UENP).

No dia 29, a partir das 10h30, os participantes podem conferir “Narrativas de vida e políticas de (re)existência”, com Megg Rayara de Oliveria (UFPR), Sonia Marques (UNIOESTE) e Clodoaldo Porto Filho (UEL), sob mediação de Raquel Terezinha Rodrigues (UNICENTRO). No período da tarde, às 15h30, acontece a palestra “Ações Afirmativas – uma análise das experiências e perspectivas futuras”, com Maria Nilza Silva (UEL), Antonio Donizeti Fernandes (UENP) e Ione Jovino, e mediação de Alex Eleotério (UNESPAR).

O público ainda poderá participar dos mini-cursos: “A Presença Indígena na Universidade: Racismo e Preconceito”; “Letramento Racial Crítico e Estudos da Linguagem”; “Como a educação pode contribuir para a desconstrução do racismo?”; e “Escritoras Negras na Literatura e a contribuição das obras para a formação antirracista do leitor”.

(Com informações e FOTO/CAPA da UENP).

banner mestrado
banner-03
previous arrow
next arrow
Leia também