Livro: atividades experimentais em Química para estudantes

São 11 capítulos que trazem ideias de experimentos para serem realizados em sala de aula.

O uso de experimentos é uma das principais formas de ensinar química a jovens estudantes, aproximando o cotidiano de cada um deles aos mais variados conceitos de química. O livro “Propostas de atividades experimentais para o ensino de Química I” (EDUEL, 2021, 148 páginas) reúne, em 11 capítulos, situações-problema sobre temas variados, como reciclagem, agricultura, água, alimentos, entre outros. A organização da obra é das professoras Fabiele Dias Broietti (Departamento de Física/CEE) e Viviane Arrigo da Universidade de Maringá (UEM).

O livro é organizado em um capítulo introdutório, que debate os conceitos da Química experimental. Os capítulos escritos por estudantes, à época graduandos do 4º ano do curso de Química (licenciatura). Segundo as autoras, a ideia de criar um livro didático e que versasse sobre os roteiros aplicados em atividades experimentais veio da escassez desses materiais no mercado editorial no Brasil. “Muito se fala em Química experimental, mas não dispomos de muitos modelos de roteiros de experimentos de natureza investigativa para os professores”, explica Fabiele.

Professoras Viviane Arrigo e Fabiele Dias Broietti, organizadoras do livro.

Experimentos para a Sala de Aula

Então, a partir desse incômodo, as professoras convidaram os estudantes do 4º do curso, em 2017, para produzirem capítulos para o livro. Todos os 11 capítulos foram escritos com supervisão das professoras e são um desdobramento da disciplina Instrumentação para o Ensino de Química. “No primeiro semestre (dessa disciplina), os estudantes participam das aulas e executam alguns roteiros. Depois, com as temáticas previamente estabelecidas, eles desenvolvem seus próprios roteiros, com base nas experiências que tiveram no semestre anterior”, comenta Viviane.

Fabiele ressalta que a maioria dos experimentos, “senão todos”, pode ser realizada em sala de aula. Os materiais utilizados são, em geral, de baixo custo, fáceis de serem encontrados (álcool líquido, garrafas PET, entre outros). “Já pensamos nesses experimentos adaptando à realidade da maioria dos estudantes, que não dispõe, muitas vezes, de um laboratório em atividade em suas escolas”, afirma a professora.

Serviço

Título: Propostas de atividades experimentais para o ensino de Química I (2021, EDUEL, 148 páginas).

Organizadoras: Fabiele Cristiane Dias Broietti e Viviane Arrigo.

Valor: R$ 40,00.

Onde encontrar: no site da Editora da UEL – EDUEL/Confira – ou suporte@eduel.com.br.