Com minicurso presencial, estudantes do curso de Zootecnia iniciam experiência universitária

Alunos a partir do 2º ano terão minicursos diários para reforço das atividades ministradas via ensino remoto emergencial.

Foi com muita expectativa e ansiedade para começar as aulas presenciais que a estudante Giovanna Kondo, 20 anos, saiu de Catanduva, interior de São Paulo, há duas semanas. Ela está no 2º ano do curso de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e começou, na manhã desta quarta-feira (26), o Minicurso de Microbiologia Geral e Imunologia. Os estudantes do 2º ano terão minicursos diários que servirão como reforço das atividades realizadas via ensino remoto.

Desde que entrou na UEL, em 2020, Giovanna só pode acompanhar duas semanas de aulas presenciais. Quando estava começando a se enturmar, veio a pandemia. “Tivemos toda a adaptação para o ensino remoto, mas foi bastante tumultuado, tanto que estávamos esperando muito o retorno. A ansiedade bateu solta”, confessou. A estudante, que também é representante de sala e vice-presidente do Centro Acadêmico do curso, contou que boa parte dos estudantes da sala inclusive desistiu do curso devido à não-presencialidade das aulas.

Aluna do 2º ano do curso de Zootecnia, Giovanna Kondo, comemora reencontro com colegas e professores. Ela participa de minicurso presencial sobre Microbiologia Geral e Imunologia

O minicurso ocorre das 8h às 17h30 e é ministrado pelos professores Luciano Aparecido Panagio, da área de Microbiologia, e Emerson José Venancio, de Imunologia. Para a atividade, dividiram os alunos em duas turmas, com 12 estudantes cada. Panagio explicou que as aulas práticas demonstrativas realizadas no ensino remoto foram importantes, mas é justamente a interação entre os estudantes que é buscada pela equipe de professores. “Com a preparação para uma volta segura, podemos retomar alguns pontos das atividades práticas”, comentou.

Retorno seguro

Segundo a coordenadora do Colegiado de Zootecnia, Sandra Maria Simonelli, os minicursos vão anteceder as aulas de fato para os estudantes, que retomam na semana que vem. “Os minicursos são uma espécie de acordo com os professores, para que os estudantes tenham um reforço dessas atividades com mais proveito. A ideia é fazê-los para a maioria das disciplinas”, avaliou.

As atividades presenciais, ainda segundo Sandra, são programadas para ocorrer com o máximo de segurança possível. “Os estudantes estão, inclusive, respeitando o distanciamento, pois estão em grupos pequenos, de 12 pessoas, por turma”, ressaltou.