Professor lança livro com análise sobre totalitarismo e a Universidade brasileira

Lançamento é de autoria do professor Gabriel Giannattasio. Obra tem 340 páginas e foi publicada pela Editora EDA.

Pedro Livoratti

Agência UEL

O professor Gabriel Giannattasio, do Departamento de História do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), acaba de concluir mais uma publicação – “Livro proibido – totalitarismo, intolerância e pensamento único na Universidade”, que traz parte do pensamento dele sobre o Ensino Superior atual. O livro está sendo lançado pela Editora E.D.A, com 340 páginas, ao custo de R$ 67,00.

Segundo o professor, a publicação traz desdobramentos de uma mentalidade existente no meio universitário, estabelecendo algo que caracteriza os regimes que os inspirou, a ditadura do pensamento único. “Este livro trata de um testemunho documentado, uma radiografia, rara e inédita, do estado preocupante de nossas instituições de ensino. Ainda que o retrato seja majoritariamente local, estamos convencidos de que ele revelará um alarmante quadro das Universidades brasileiras”, afirma Gabriel.

(Divulgação).

CNE – Em julho de 2020 o professor tomou posse como membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão do Ministério da Educação (MEC) que tem atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento. O professor Gabriel assumiu uma cadeira da Câmara de Educação Básica, que tem 11 integrantes. A Câmara é atualmente presidida pelo professor Ivan Cláudio Pereira Siqueira, da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Serviço

Livro proibido – totalitarismo, intolerância e pensamento único na Universidade. Autor: Gabriel Giannattasio (340 páginas). Editora EDA.

Valor: R$ 67,00.