Livro aborda atividade do professor no Ensino Superior

Com 310 páginas e 16 capítulos, lançamento é resultado da atuação de um grupo de pesquisa sobre docência.

Willian C. Fusaro

Agência UEL

A atividade do professor no Ensino Superior, bem como as metodologias de ensino-aprendizado utilizadas, são o tema do livro “Trabalho Pedagógico na Educação Superior: Saberes Necessários na Docência” (Madre Pérola, 2021, 310p). A obra é organizada pelas professoras do Departamento de Educação/Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) Sandra Aparecida Pires Franco e Mônica Aparecida Rodrigues Luppi. Participam da escrita dos capítulos nove professores e 22 estudantes do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu).

A obra é resultado da atuação de um grupo de pesquisa do Departamento de Educação, intitulado “A Docência em Foco na Universidade Estadual de Londrina” e já concluído. Com os dados do grupo reunidos, as organizadoras fizeram uma pesquisa com professores do UEL na intenção de coletar deles informações sobre como procediam em sala de aula (metodologias de ensino, avaliação, uso de tecnologias como suporte ou tecnologias ativas no aprendizado, entre outros).

Capa do livro que tem 310 páginas e 16 capítulos (Divulgação).

Capítulos – O livro é dividido em duas partes e contém 16 capítulos. Na primeira, oferece um prefácio, escrito pela professora aposentada do Departamento Maura Vasconcelos, que já desenvolveu pesquisas nesse sentido anteriormente. O livro segue com capítulos abordando investigações, o trabalho pedagógico e metodologias de ensino. Na segunda parte, no campo de estudos da formação de professores.

Como resultado, a equipe identificou as variadas formas de desenvolvimento da ação docente na Universidade, o que resultou em projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos, como explica uma das organizadoras do livro, Sandra Franco. “Já temos uma dissertação publicada, a partir de um recorte da pesquisa, e outros trabalhos, como monografias, Iniciações Científicas (ICs) e artigos publicados em revistas de Qualis A1”, comenta.

Serviço

Título: “Trabalho Pedagógico na Educação Superior: Saberes Necessários na Docência” (Madre Pérola, 2021, 310p) – Distribuição gratuita em formato PDF.

Organizadoras: Sandra Aparecida Pires Franco e Mônica Aparecida Rodrigues Luppi.