Professora do CTU apresenta resultado de pesquisa em congresso internacional

Professora do CTU apresenta resultado de pesquisa em congresso internacional

Evento reuniu pesquisadores de todo o mundo da área de cidades inteligentes.

Willian C. Fusaro

Agência UEL


A professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), Olivia Orquiza, apresentou o artigo “Sensibilidade das avaliações do ciclo de vida na escala de vizinhança à abordagem de modelagem” no Ecocity World Summit 2022. O evento, ocorrido de modo inteiramente online nesta edição, por conta da pandemia do novo coronavírus, movimentou pesquisadores da área de cidades inteligentes e sustentáveis em todo o mundo.

O artigo de Olivia é resultado da sua tese de doutorado, defendida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2021. Segundo a professora, o trabalho trata de uma avaliação dos ciclos de vida, técnica utilizada para cálculo dos impactos ambientais em ambientes urbanos utilizada por arquitetos e urbanistas desde os anos 1990.

“Na tese, quisemos, eu e a minha orientadora, trabalhar com escalas intermediárias para avaliar os impactos no ambiente da UNICAMP, uma escala de bairro”, afirmou a professora. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de um método para acompanhamento na escala de vizinhança.

“É como se tivéssemos que quantificar todo o ambiente construído, desde o consumo de água, energia elétrica, infraestrutura urbana, de esgoto. É um mundo de dados que devem ser quantificados”, avaliou a professora. Olívia afirma que a publicação da sua tese de doutorado, intitulada “Estrutura metodológica para avançar na avaliação do ciclo de vida da escala de vizinhança”, deve ocorrer em breve. “Já está no forno”, concluiu a professora.

Professora Olivia Orquiza do CTU.
Leia também