UEL realiza Vestibular 2022 em fase única para mais de 22 mil candidatos, domingo (6)

UEL realiza Vestibular 2022 em fase única para mais de 22 mil candidatos, domingo (6)

O Cartão de Inscrição pode ser acessado pelo candidato no site da COPS. Os portões dos locais de provas serão abertos às 13h20.

Os 22.587 inscritos no Vestibular 2022 da UEL fazem prova no próximo domingo (6), a partir das 14 horas, divididos em 58 locais distribuídos entre o Campus Universitário, faculdades e Universidades, escolas públicas e particulares, além de seis unidades penais de Londrina. O acesso dos candidatos aos locais de provas será liberado às 13h20. Prova tem duração de cinco horas, com início às 14 horas.

A UEL oferece 2.509 vagas, mais 616 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.125, em 52 cursos de graduação. Pelo segundo consecutivo será aplicada uma prova única, dividida em duas partes. A primeira com 36 questões objetivas sobre Conhecimentos relacionados ao conteúdo do Ensino Médio (Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Filosofia, Geografia, História e Sociologia); 10 de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, e quatro de Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês). A segunda parte será composta pela Redação, com tema único.

Prova tem duração de cinco horas, com início às 14 horas. (FOTO: Arquivo/COM).

Cota para deficientes

Pela primeira vez a UEL ofertará 5% do total das vagas para pessoas com deficiência, em obediência à Lei Estadual 20.443/2020, que garante o ingresso deste público nas instituições estaduais de educação superior. Segundo a professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), 86 candidatos se inscreveram pelo sistema de cotas para deficientes. Ela acredita que a tendência é que mais estudantes busquem o direito às cotas à medida que a informação for se disseminando.

De acordo com resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em agosto passado, os candidatos deficientes aprovados deverão posteriormente comprovar a sua condição física por meio de atestado médico na pré-matrícula. Uma comissão analisará a documentação garantindo o direito de acesso do estudante.

Como no ano passado, os candidatos deverão se atentar às medidas sanitárias para evitar a transmissão do coronavírus. Eles ocuparão 1191 salas obedecendo o distanciamento necessário. O Campus Universitário é local que vai receber o maior número de candidatos, que farão provas em oito Centros de Estudos – CCA, CTU, CCB,CCE,CESA,CLCH,CECA e CEFE. Ao todo são 5.402 candidatos.

Este ano 330 candidatos farão as provas em seis unidades prisionais de Londrina. Serão 111 na PEL I; 114 na PEL II; 25 na Casa de Custódia; 26 no Creslon; 42 no Patronato Penitenciário e 12 na Carceragem Feminina de Londrina.

Uso de máscara e álcool gel

De acordo com a professora Sandra, as medidas de segurança serão as mesmas do último Vestibular. Será obrigatório o uso de máscaras.  Candidatos devem levar uma máscara reserva e uma garrafa de água sem rótulo. Todos os locais de provas terão disponível álcool 70 para higienização das mãos. Por medida de segurança, os estudantes não poderão retirar a máscara durante todo o período. Como a prova terá até cinco horas de duração, se o candidato necessitar fazer um lanche, ele deverá solicitar ao fiscal de sala que o encaminhará para um local específico.

Para dar conta da aplicação, fiscalização e atendimento cerca de 2,8 mil profissionais entre médicos, agentes de segurança, fiscais e coordenadores irão trabalhar neste domingo. A Cops também deverá contar com a colaboração das Polícias Militar e Rodoviária, além da Guarda Municipal e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para garantir a segurança e sinalização em vias públicas.

As concessionárias de transporte coletivo urbano também foram comunicadas sobre a necessidade de providenciar o acesso de estudantes em vários locais de Londrina. “Entendemos que Vestibular é um evento que envolve toda a cidade, não só a UEL, daí necessitarmos da colaboração de diversos agentes”, define a professora.

Cartão de inscrição

Todos os candidatos deverão observar o local de provas no Cartão de Inscrição. O Cartão de Inscrição poderá ser apresentado no acesso às salas de provas junto com documento original com foto (válido). Os estudantes podem conferir demais informações no Manual do Candidato, que traz todas as instruções sobre o concurso, como cronograma de datas importantes, quadro e sistema de vagas, classificação, processo de pré-matrícula e matrícula, programas das disciplinas, legislação e mapa do Campus Universitário.

Concorrência – O curso de Medicina é o mais concorrido, totalizando 217,85 candidatos por vaga pelo sistema universal. O segundo mais disputado é Biomedicina, com 44,38 candidatos/vaga e Ciência da Computação, com 39,77.

Já os cursos com maior número de inscritos são Medicina (8.754 candidatos); Psicologia, (1.067 inscritos) e Direito Matutino (920). Esses dois últimos oferecem 30 vagas e 40 vagas, respectivamente. Dessa forma, Psicologia terá 34,57 candidato/vaga e Direito Matutino, 22.

Do total de inscritos, 15.069 candidatos prestam exclusivamente pelo sistema universal, 5.876 candidatos concorrem na modalidade proveniente de escola pública, 543 estudantes se inscreveram na modalidade negro independente do percurso, 1.013 negro/escola pública e 86 candidatos optaram pela modalidade estudante com deficiência. O total de treineiros chegou a 1.281.

Dos mais de 22 mil vestibulandos, 15.359 são do Estado do Paraná, sendo 7.337 estudantes provenientes de Londrina. Outros 5.333 são do Estado de São Paulo e 1.895 de outros Estados. As mulheres são a grande maioria neste Vestibular, totalizando 1.4338 candidatos. Outros 8.249 candidatos são do sexo masculino. O candidato mais velho tem 84 anos e concorre ao curso de Medicina. O mais novo tem apenas 16 anos e prestará Engenharia Civil.

Plantão da COPS

Na hipótese de perda, roubo ou furto de documentos originais de identificação, o candidato poderá comparecer à COPS, no Campus da UEL, no domingo (6) entre 8h30 e 12 horas, para fazer a emissão de uma identificação especial. Importante o estudante ter em mãos o boletim de ocorrência para comprovar a perda do documento.

Calendário Vestibular 2022

6 de março: 14 horas – Prova de Conhecimentos (parte objetiva e Redação).

21 horas: Publicação do gabarito provisório da prova de conhecimentos (parte objetiva), no site da COPS.

23 de março – 17 horas: Publicação do gabarito definitivo de respostas objetivas

25 de março: 12 horas – Publicação, no site da COPS, da relação dos candidatos

que terão a redação corrigida.

19 de abril: 12 horas – Publicação dos classificados na 1 ª Convocação, no site da COPS.

(FOTOS: Arquivo/COM).

Leia também