Livro analisa discursos e manifestações da publicidade marginal

A obra "Publicidade Marginal: funcionamento e publicidade argumentativa" é de autoria de Antonio Leme Guerra Junior.

“Olha o carro do ovo passando em sua rua, freguesia!” Esse chamado, tão tradicional para muitos brasileiros, é uma das intensas formas de expressão da publicidade marginal, estudada por Antonio Leme Guerra Junior no livro “Publicidade Marginal: funcionamento e publicidade argumentativa” (2021, EDUEL, p.218). O livro aborda o processo de estruturação do discurso publicitário marginal, focado em produções específicas e que se encontram fora do material publicitário comumente produzido pelas grandes agências do setor.

São panfletos, locutores em frente a lojas, locutores em carros de som, pinturas em muros, cartazes, placas feitas com os mais variados materiais. Segundo o pesquisador, todas essas produções articulam-se com uma ideia do “ser marginal”, discutida no primeiro capítulo da obra. O livro prossegue com uma análise da sons e imagens da publicidade marginal, com exemplos de peças publicitárias usadas por empresas variadas, de borracharias a lojas de departamento, com foco na efetividade comercial desses discursos.

Com 218 páginas, livro editado pela EDUEL faz análise da publicidade marginal, produzidas com menos custos.

A escolha da temática, inclusive, vem de uma inquietação: seguir um caminho diverso do escolhido pela maioria dos pesquisadores nessa seara. “Muitos dedicam-se a analisar as peças produzidas por grandes agências. Eu foco nas peças marginais”, definiu. Essa publicidade, ainda segundo Antonio, é produzida segundo níveis diferentes. “Há diferentes graus de publicidade marginal, das mais sofisticadas às mais simples. De todo modo, são peças produzidas com um custo menor”.

O livro é resultado da tese de doutorado de Antonio, defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (CCH), onde o pesquisador concluiu o mestrado e o doutorado. Atualmente, o pesquisador é professor colaborador da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Apucarana.

Publicidade Marginal: funcionamento e efetividade argumentativa

Autor: Antonio Leme Guerra Junior. Valor: R$ 55,00

Onde encontrar: EDUEL.