Proex abre inscrições para monitores interessados no programa Paraná Empreende Mais

As inscrições estão abertas até dia 20. A seleção dos candidatos será dias 22 e 24 de março.

Estão abertas as inscrições para estudantes de graduação e profissionais graduados interessados em atuar como monitores no subprograma Paraná Empreende Mais, que vai integrar as ações do Programa de Apoio às Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação, uma iniciativa da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Fundação Araucária. O edital oferece oito vagas para profissionais e estudantes de Administração, Economia, Ciências Contábeis e áreas afins.

É direcionado para professores destas mesmas áreas, além de um docente com experiência em empreendedorismo e inovação tecnológica. As inscrições podem ser feitas até 20 de março. O edital completo pode ser acessado no portal da Proex.

O edital oferece três vagas para profissionais, que tenham concluído a graduação há no máximo cinco anos. Uma vaga para bolsista graduado em área que apresente experiência comprovada em projetos de ensino, pesquisa ou extensão em atividades empreendedoras ou inovação tecnológica e três vagas para Estudantes de Graduação, regularmente matriculados em Administração, Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas da UEL. Também está prevista uma vaga para Bolsista Técnico.

O interessado deve acessar o formulário de inscrição na página da PROEX, observando a documentação necessária. Estudantes contemplados terão direito a bolsa mensal de R$ 400,00, durante o período de execução do plano de atividades. Profissionais receberão uma bolsa de R$ 2 mil, durante 12 meses.

A seleção dos candidatos será realizada entre 22 e 24 de março de 2022, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). O processo prevê análise do Histórico Escolar; Currículo e entrevista. Os profissionais deverão ainda apresentar uma miniaula de 15 minutos sobre o tema “Empreendedorismo e Características do Empreendedor”. O resultado final será divulgado a partir de 25 de março.

Empreendedorismo

Segundo a professora Marli de Lourdes Verni, do Departamento de Administração, que vai coordenar o programa na UEL, os bolsistas selecionados vão integrar a equipe que conduzirá a capacitação de empreendedores em Londrina. Cada Universidade será responsável por uma programação anual com formação de quatro turmas, com a duração de 12 meses – duas turmas por semestre. O programa prevê carga horária de 144 horas/aula, durante 12 semanas.

Cada turma contará com 700 alunos, sendo 100 alunos por Universidade. Ao final da capacitação será atingido um total de 2.800 participantes, distribuídos em sete salas virtuais, tendo o suporte da tecnologia Google Meet, com número de até 100 alunos por sala. Os cursos buscam qualificar e acompanhar a gestão de negócios do empreendedor participante. O início das aulas dos empreendedores será em 12 de abril. O período de inscrição para o curso será informado até o final do mês de março.