UEL oferta curso de inglês para alunos do 5ª ano de cinco escolas municipais

Com carga horária de 20 horas, o curso começa no próximo dia 6, com aulas às quartas-feiras.

O projeto de extensão Teachers of English in Action (TEIA),  da UEL, em parceria com Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Londrina, promove o Curso Preparatório de Inglês para alunos do 5º ano do ensino fundamental. São oferecidas 60 vagas para cinco escolas municipais: Maestro Roberto Pereira Panico, Sonia Parreira Debei, Cecília Hermínia, Carlos da Costa Branco e Nara Manela. O objetivo é oportunizar o contato com a Língua Inglesa em preparação para o 6º ano, quando a oferta do idioma é obrigatória.

O Curso Preparatório de Inglês terá início dia 6 de abril, com aulas às quartas-feiras, das 9 às 10 horas, para alunos do período vespertino, e às sextas-feiras, das 14 às 15 horas, para alunos do período da manhã. A carga horária é de 20 horas e os alunos receberão certificado de conclusão de curso gratuito, emitido pela Universidade.

Juliana Tonelli, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, informa que serão atendidas cinco escolas municipais. (FOTO: Arquivo/COMUEL).

As aulas serão ministradas por alunas do curso de Letras/Inglês e Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da UEL, entre elas, Edilaine Morais de Mello, que também é professora de inglês na rede municipal de ensino. Participa ainda a rede interinstitucional que integra o projeto TEIA, formada por professores e estudantes da Universidade Estadual de Goiás (Campus Inhumas), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). As atividades são remotas, realizadas pela plataforma Google Classroom.

Projeto é referência no ensino de Inglês

A coordenadora do projeto TEIA, Juliana Tonelli, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), conta que a ação foi iniciada com o curso de extensão ofertado aos alunos do 5º ano do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEL, no dia 11 de março.

Segundo Juliana, tanto para as aulas no Aplicação quanto para as cinco escolas municipais de Londrina a intenção é a mesma. “O objetivo é conquistar a criança, mostrar para ela como é gostoso aprender inglês, para que ela passe a se interessar pelo idioma, além de prepará-la com conteúdo que ela verá no 6º ano”, afirma.

A UEL, por meio do grupo de pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças (FELICE), do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, tem parceria com a Secretaria da Educação e com o Projeto Londrina Global, implantado em 2008. Voltado ao ensino de inglês para crianças nos anos iniciais e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o projeto é referência nacional, citado em diversas pesquisas e estudos na área.

Nesse sentido, a professora da UEL afirma que o curso teve boa aceitação da Secretaria Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e da coordenadora do projeto Londrina Global, Jozélia Jane Corrente Tanaca, do Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Secretaria.