Curso Especial Pré-vestibular começa ano letivo com a primeira aula presencial

O CEPV atende 450 alunos oriundos de escolas públicas e registra altos índices de aprovação em vestibulares.

O Curso Especial Pré-Vestibular da UEL (CEPV) retomou suas atividades presenciais nesta quinta-feira (7), após período de aulas remotas em função da pandemia de COVID-19. São 450 estudantes selecionados para a turma 2022, que está dividida em dois turnos. As aulas serão ministradas nas salas de aula do prédio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no Campus Universitário, durante o período vespertino, das 14h às 18h, e noturno, das 19h às 23 horas. O uso da máscara é obrigatório.

Os novos alunos foram recebidos pela equipe do CEPV, formada pela direção e instrutores, alunos de graduação da Universidade. É o caso do jovem Victor Hugo Rodrigues Segateli, 17 anos, que está com boas expectativas para o início das aulas. Ele quer ingressar no curso de Medicina e se prepara para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o vestibular da UEL. “Espero obter mais conhecimento, sair daqui com capacidade suficiente para continuar os estudos e ter uma boa carreira”, afirma o estudante.

Marinalva Campos da Silva, 61 anos, vê nas aulas presenciais a chance de ingressar no curso de Pedagogia.

O início das aulas presenciais também é motivo de comemoração para Marinalva Campos da Silva, 61 anos, que pretende cursar Pedagogia . Ela relata que as aulas vão ajudar na preparação para o ENEM. Após enfrentar dificuldades para estudar durante o confinamento causado pelo aumento do número de casos da Covid-19, Marinalva se declara animada com as aulas presenciais na UEL. “Antes não tinha como estudar por causa da pandemia e esses dois anos fizeram falta”, lamenta.

Até o dia 20 de abril, os alunos terão aulas com conteúdos básicos de Português e Matemática. No dia 25, o CEPV promove aula inaugural para apresentar o cursinho aos novos estudantes, que se matriculam hoje.

Continuidade dos projetos

No CEPV, são ministradas 13 disciplinas, divididas por áreas do conhecimento: Exatas (Matemática e Física); Biológicas (Biologia e Química); Humanas (Artes, Atualidades, Filosofia e Sociologia, e Geografia e História); e Linguagens. Além das aulas, a direção do CEPV informou que irá manter os eventos e projetos complementares desenvolvidos durante a pandemia, como o Cineclub, oficinas de produção de texto, semana interdisciplinar, entre outros.

Todas as atividades do Cursinho Pré-Vestibular da UEL podem ser acompanhadas no endereço CEPV.

Diretora do CEPV, Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, destaca o critério da análise socioeconômica como parte do processo de seleção para novos alunos.

Processo seletivo

O cursinho da UEL abriu a possibilidade de acesso para a turma 2022, abrindo a seleção para estudantes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas. Segundo a coordenadora geral do CEPV, a professora Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, a decisão foi pensada para atender alunos do Ensino Médio que queriam fazer o cursinho, mas não tinham condições.

A seleção foi feita pelo Número de Identificação Social (NIS)/CadÚnico, que comprova que o estudante faz parte de uma família de baixa renda. “Optamos por abrir para o terceiro ano, mas não fazer prova escrita, pois usa como critério somente a questão socioeconômica”, explica a professora.

(*Isabella Abrão – estagiária na COM/UEL – sob supervisão da Editora Mirian Peres da Cruz).