Encontro debate desafios da docência no Ensino Superior

Encontro com a temática "Desafios em tempos de aprendizagens complexas" está com inscrições gratuitas até 1º de junho.

Isabella Abrão*

Agência UEL

Com a temática “Desafios em tempos de aprendizagens complexas”, o 2º Encontro Estadual de Docência Universitária, será realizado nos dias 2 e 3 de junho. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE) da UEL, pelo Programa Docência no Ensino Superior (DES) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pelo Programa Entredocentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O Encontro será no anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o dia 1º de junho e podem ser feitas pela Página de Eventos do site da UEL.

O objetivo é debater sobre a prática docente no Ensino Superior e a importância da pedagogia universitária para a melhoria da qualidade do ensino nas instituições. O encontro pretende incentivar os participantes a dialogar sobre diferentes estratégias pedagógicas inovadoras de ensino e aprendizagem; identificar os fundamentos e sentidos da diversidade da educação; e refletir sobre metodologias ativas como processos de adequação às exigências dos modelos de ensino e aprendizagem para o cenário social de hoje.

Programação

No dia 2, o evento inicia, às 9h, com uma cerimônia de abertura. Às 10h, terá a palestra “Didática no Ensino Superior e desenvolvimento humano: questões curriculares, pedagógicas e metodológicas”. Às 14h, o ocorre a mesa redonda “Repensando o Ensino Superior: práticas contemporâneas” e, às 16h, a mesa “Processo didático pedagógico: prática docente e inovação no ensino superior”.

No segundo dia, terá, às 9h, a palestra “Metodologias ativas em currículos mais flexíveis” e, às 11h, o lançamento do livro “Diálogos sobre a docência universitária, desafios e superações do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE)”. Às 14h, haverá a palestra “Mudança na prática docente: ação individual ou intencionalidade institucional?”. O Encontro encerra com a mesa redonda “Relatos de experiências: boas práticas no ensino superior”, às 16 horas.

Apoio e patrocínio

O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e é patrocinado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). Mais informações pelo e-mail gepe@uel.br .

(*Estagiária na COM/UEL)