Parfor recebe novos cadastros de professores até quarta-feira (13)

UEL é a instituição do País que mais ofertará vagas para o Programa: 320 vagas ofertadas.

Com 320 vagas ofertadas pela UEL, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) recebe novos cadastros até a próxima quarta-feira (13). Professores da rede pública do país devem se cadastrar na Plataforma Capes de Educação Básica e, posteriormente, fazer a pré-inscrição no mesmo site até o dia 18 de julho.

A UEL é a instituição do Sul do País que mais ofertará vagas para o Parfor, em oito cursos de nível superior. Com 40 vagas cada, os cursos são os seguintes: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Formação Pedagógica, Geografia, Matemática, Música e Química. As aulas têm início previsto para janeiro de 2023, sempre aos sábados, em formato presencial, no Campus da UEL.

Há duas possibilidades de formação pela UEL: como 2ª licenciatura, para professores licenciados que atuam fora de sua área de formação; e como formação pedagógica, para bacharéis e tecnólogos sem licenciatura que atuam nos cursos profissionalizantes de escolas públicas. Confira a lista de cursos e vagas do Parfor

De acordo com o Edital Capes nº 08/2022, as Secretarias de Educação devem confirmar o perfil dos professores e validar a pré-inscrição. O resultado preliminar sai em 23 de agosto. Acesse o cronograma atualizado.

Parfor

Criado em 2009, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

A UEL foi a primeira universidade paranaense a aderir ao Programa. Até agora, mais de 600 profissionais da rede pública de ensino, de 57 municípios da região, passaram pela formação.

A  coordenação institucional do Parfor na UEL é da professora Zuleika Piassa, do Departamento de Educação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca). Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail zuleikapiassa@uel.br