Cursinho da UEL faz aula inaugural para 300 estudantes

Aula teve como tema "brasilidades". Estudantes também conferiram uma palestra sobre estudos e saúde mental.

O Cursinho Especial Pré-Vestibular (CEPV) da UEL realizou uma aula inaugural na noite da última quarta-feira (25), no Auditório Cyro Grossi. O auditório recebeu cerca de 300 estudantes do cursinho, que tem em média 450 alunos – devido ao horário da aula, muitos acabaram não comparecendo por serem menores de idade.

De acordo com a coordenadora do CEPV, Rita de Cássia Rodrigues Oliveira, a aula inaugural teve o objetivo de apresentar toda a equipe aos estudantes, além de recebê-los, pela primeira vez, no espaço. “É o primeiro contato deles na UEL, efetivamente. Eles já sentem essas boas-vindas, que servem para inseri-los no âmbito universitário”, explica.

O tema da primeira aula, segundo a coordenadora, foi “brasilidades”. Cada equipe do cursinho, de acordo com Rita, paramentou-se com roupas que representavam a grande alteridade cultural do Brasil – de feijoada a Turma da Mônica, de Carmen Miranda a Anitta. Os estudantes também puderam conferir uma palestra, realizada por psicólogos, que abordou temas como ansiedade, rotinas e hábitos de estudo, entre outros temas. “(A palestra) foi importante para que os alunos já começassem o ano com responsabilidade pela própria aprendizagem”, avalia.

Outro momento importante da noite foi o compartilhamento de experiências de estudantes que já frequentaram o CEPV e foram, recentemente, aprovados no vestibular. “Tivemos cerca de 12 graduandos que foram dividir suas experiências com os que estão começando nessa jornada, sobre como é estar na universidade como um aluno de graduação”, comenta. Segundo Rita, 213 alunos do CEPV ainda aguardam o resultado da segunda fase do Vestibular 2023, que sai no dia 4 de maio.

Acompanharam o pontapé inicial do cursinho e deram as boas-vindas aos estudantes a reitora da UEL, Marta Favaro; a chefe do Gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas; a pró-reitora de Extensão, Zilda Andrade; e a diretora de Eventos, Cultura e Relação com a Sociedade da Proex, Ana Luisa Boavista Cavalcanti.