Colégio de Aplicação renova convênio com Secretaria Estadual de Educação

Colégio de Aplicação renova convênio com Secretaria Estadual de Educação

Termo de cooperação garante continuidade da aplicação pedagógica até dezembro de 2026. Escola atende mais de 1400 alunos.

O Colégio de Aplicação da UEL acaba renovar o Termo de Cooperação (convênio) com a Secretaria Estadual de Educação (SEED), garantindo que a escola permaneça como espaço privilegiado de aplicação pedagógica. O termo de cooperação foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 31 de maio.

Segundo a diretora da escola, professora Tania Fernandes, o novo acordo de convênio deverá vigorar até dezembro de 2026. A escola atende 1.442 alunos, com 138 professores e tem como diferencial o desenvolvimento de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos de licenciatura e bacharelado e de pós-graduação da UEL. “Com isso, enriquecemos o currículo do colégio, qualificando a formação de nossas crianças e jovens, além de proporcionar um ambiente salutar de formação dos estudantes da graduação e pós-graduação. Do mesmo modo, acolhemos o desenvolvimento de estágios, residência pedagógica e PIBID”, define a diretora.

Ainda segundo Tânia, o colégio também contribuiu para a difusão de inovações pedagógicas junto aos demais professores da rede estadual de educação, apontando para novas alternativas e técnicas de ensino e de aprendizagem. Além do Ensino Fundamental e Médio, a escola oferece Ensino Profissional, por meio de cursos técnicos de Enfermagem e de Especialização em Enfermagem do Trabalho. Também são oferecidos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (desenvolvimento de sistemas, jogos digitais e farmácia).

Colégio de Aplicação

O Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão, conhecido como Colégio de Aplicação da UEL, foi criado por Decreto Federal em 1946, com a função específica de aproveitar estudantes dos cursos de Licenciatura em situação real de ensino-aprendizagem, servindo como campo de experimentação para renovação e melhoria do ensino Fundamental e Médio.

Leia também