Ensaio didático é realizado com materiais doados por empresas de egressos da UEL

Ações, que já são realizadas há cinco anos, reuniram cerca de 40 estudantes de Engenharia Civil, no Laboratório de Estruturas.

Simular o comportamento das vigas de concreto armado usadas na construção civil quando sobrecarregadas com duas, quatro e até seis toneladas. Este foi o objetivo de um ensaio didático realizado na tarde da última quinta-feira (25), no Laboratório de Estruturas, no Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU). A atividade contou com a presença de estudantes da graduação e egressos que atuam em duas empresas localizadas em Londrina – Estrutural Projetos e Consultoria de Estruturas e RP-Sul Engenharia -, comandadas por ex-estudantes da UEL.

“É importante que eles verifiquem como é fisicamente o funcionamento, até para dar uma segurança sobre aqueles modelos que eles utilizam para o dimensionamento e que têm afinidade com o comportamento real. A ideia é mostrar como as vigas funcionam frente a isso”, destacou o professor do Departamento de Estruturas do CTU e ex-reitor da UEL, Jorge Bounassar Filho.

Para ele, os ensaios, que já vêm sendo realizados há pelo menos cinco anos, são essenciais para complementarem o ensino nas disciplinas intituladas Concreto Armado I e II, voltadas aos estudantes dos 3º e 4º anos, respectivamente. Também acompanharam o ensaio alguns estudantes do 5º ano, totalizando cerca de 40 graduandos em Engenharia Civil.

Atividade contou com estudantes e também egressos da instituição, que atuam em duas empresas em Londrina (Fotos: André Ridão/Agência UEL).

Parceria

Contando com equipamentos do próprio Laboratório, como sensores que medem os índices de pressão e deformação das vigas de concreto, a atividade resulta da parceria entre o curso e empresas conectadas à UEL por seus fundadores e funcionários. Uma delas, a Estrutural Engenharia de Projetos, pertence aos ex-professores Vitor Pereira e Valdir Bernardi Zerbinati, este que também é egresso da graduação. “O objetivo é proporcionarmos aos alunos algo que gostaríamos de ter visto na nossa época”, destaca.

Para ele, o “boom” da construção civil em Londrina “deve-se muito ao fato de termos um curso de engenharia de muita qualidade aqui na UEL”, orgulha-se.

Também esteve presente na atividade o ex-aluno da primeira turma de Engenharia Civil da UEL José Roberto de Pontes Pinto, sócio da RP Sul, ao lado do filho, Leonardo de Pontes Pinto. A RP-Sul também é parceira do Departamento no fornecimento de materiais e as duas empresas costumam absorver graduandos da UEL. “Dos nossos 22 engenheiros, apenas um não é ex-aluno”, completa Zerbinati.

Ensaios são essenciais para as disciplinas Concreto Armado I e II, voltadas aos estudantes dos 3º e 4º anos.