Ilustrações, selos e mascotes: PFC dedica-se a criações de Design Gráfico

Ilustrações, selos e mascotes: PFC dedica-se a criações de Design Gráfico

Produções complementam formação curricular para os estudantes, que desenvolvem trabalhos gráficos para os públicos interno e externo.

Em atividade desde 2012, o Programa de Formação Complementar (PFC) “Ilustração Aplicada aos meios de comunicação” vem desenvolvendo uma ampla variedade de produções gráficas para as comunidades interna e externa da UEL. Vinculado ao Departamento de Design (Ceca), o projeto é coordenado pela professora Danielle de Marchi Tozatti, do curso de Design Gráfico. Os trabalhos desenvolvidos no Programa são realizados por estudantes dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda, em uma experimentação prática das dinâmicas de um designer.

O objetivo do Programa é levar aos estudantes a oportunidade de aplicar e exercitar suas habilidades na elaboração de diversos produtos, como logomarcas, infográficos, selos comemorativos, mascotes, identidades visuais e até cartas para jogos. São muitos os produtos que demandam a aplicação de técnicas de design. A professora Danielle Tozatti lembra que cada trabalho envolve uma extensa pesquisa, que leva em conta a intenção da parte interessada e a história da marca ou produto, por exemplo, para que os elementos visuais representam sua essência como um todo. 

A participação no PFC é fruto da iniciativa dos estudantes, que procuram a professora Danielle para desenvolverem determinado trabalho, de acordo com suas preferências. Ela explica que, na maior parte das vezes, os trabalhos são feitos em dupla ou de forma individual. Diversas empresas, instituições e até mesmo autores de livros procuram o Programa interessados em artes ou ilustrações. Não há custo algum. “Nós não atuamos como escritório ou agência de design, por que se tratam de alunos em processo de aprendizagem, mas temos resultados”, explica. 

Daniella Tozatti: “O Programa visa a complementaridade do que o aluno aprende na graduação e também a sua aplicação. Ele aprende a fazer.” (Foto: André Ridão/Agência UEL)

É a professora quem faz a ponte entre a demanda e o estudante interessado em colocar em prática habilidades do Design. Após a conclusão do trabalho indicado, o estudante pode optar por iniciar um novo projeto ou não. “O Programa visa a complementaridade do que o aluno aprende na graduação e também a sua aplicação. Ele aprende a fazer.”, conta Danielle.  Além da experimentação prática, as produções ficam como um importante portfólio para os alunos, contribuindo para a inserção profissional no mundo do design. 

A professora lembra que a comunidade interna da UEL é atendida. Diversos cursos e programas de mestrado e doutorado procuram o PFC para concretizar alguma ideia em suas áreas. Outra importante frente de atuação do Programa se dá em livros editados e publicados pela Eduel. Já com o público externo, Danielle conta que é possível mostrar o valor e a qualidade do que é produzido no ambiente universitário. “Ao levar para fora das fronteiras da universidade o que é produzido aqui, é possível mostrar a aplicação e a utilidade do nosso trabalho”, diz ela. 

Onça vermelha de Jaguapitã

Um exemplo recente de produção do PFC foi a criação de uma mascote para a Associação Comercial de Jaguapitã (a 60 km de Londrina). Entregue no último dia 7 de dezembro, uma simpática onça vermelha carrega representações do que há de mais significativo no município. Sua paleta de cores, pintas e expressões têm significados que foram cuidadosamente pensados. Isso porque a onça vermelha está no brasão da cidade.

Brasão da cidade de Jaguapitã, a 60km de Londrina (Reprodução).

Elaborada pelas estudantes Karim Muraki e Raquel do Nascimento, do segundo ano de Design de Moda, a mascote pode ser utilizada para estampar camisetas, acompanhar campanhas publicitárias do município, além de usos digitais, como assinaturas de e-mail, por exemplo. O projeto foi orientado pelas professoras Cibele Sitta e Lígia Andreo, do curso de Design de Moda, além de Danielle.

Onça vermelha é a nova mascote da Associação Comercial de Jaguapitã. (Reprodução).

No momento, aproximadamente dez estudantes estão desenvolvendo alguma atividade pelo PFC. O Programa também conta com uma bolsa da Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep). Estão em execução cinco capas de livros, que formam uma coleção sobre as regiões do Brasil, além de um livro ilustrado infantil.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também