Projeto de Ensino de língua inglesa recebe apoio do British Council

Iniciativa contemplada aborda avaliação de estudantes com deficiência de aprendizagem em língua inglesa na educação básica.

Uma iniciativa da instituição britânica British Council mapeia anualmente projetos de várias partes do mundo com foco na aprendizagem e divulgação da língua inglesa e seleciona pesquisadores para o recebimento de um aporte financeiro de até £25 mil que será disponibilizado ao longo de projetos (libras, ou seja, aproximadamente R$150 mil). Na edição de 2023, o projeto Language Assessment Accessibility Resource Centre (LaARC), que conta com a participação da professora Juliana Reichert Assunção Tonelli, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (CLCH), foi um dos quatro contemplados pelo British Council e o único representante da América Latina. O projeto é interinstitucional e conta com a participação da docente da Universidade de Brasília (UnB) Gladys Quevedo Camargo.

O LaARC iniciou suas atividades em dezembro de 2023 e tem como objetivo dar suporte a docentes de línguas estrangeiras na avaliação de alunos com deficiência de aprendizagem na educação básica. No Brasil, tendo em vista a obrigatoriedade do ensino de um segundo idioma a partir do ensino fundamental, estudos sobre o tema vão de encontro com uma demanda real das salas de aula do ensino básico.

O início do projeto é resultado da confluência das pesquisas das professoras Juliana Tonelli e Gladys Camargo. Juliana se dedica ao ensino de inglês para crianças há mais de 20 anos e ao ensino de inglês para crianças com necessidades educacionais específicas desde 2008, quando realizou seu doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da UEL e defendeu a tese “A ‘dislexia’ e o ensino-aprendizagem da língua inglesa”. Já Gladys é reconhecida por estudos referentes à avaliação da aprendizagem de línguas. Seu doutorado foi também realizado no PPGEL.

Reunião virtual entre as docentes Juliana Tonelli (de verde), Gladys Camargo e representantes da British Council (Arquivo pessoal).

Juliana Tonelli ressalta que, considerando o pouco apoio financeiro que projetos da área costumam receber, iniciativas como a do British Council são fundamentais. “O fato de o projeto contar com financiamento de um órgão do exterior sinaliza a importância do projeto, além do reconhecimento da sua relevância e do comprometimento das duas pesquisadoras”, frisa. Ela também comenta que os recursos recebidos pelo projeto serão direcionados para a elaboração de materiais relacionados ao foco das pesquisas, que serão disponibilizados em um site que também será construído pela equipe do projeto.

Na UEL, atualmente, há um doutorando do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, orientado pela professora Juliana Tonelli, que participa do projeto. A docente conta que, a partir deste ano, as atividades do LaARC serão divulgadas para estudantes de graduação, tanto na UEL quanto na UnB, para o ingresso de novos participantes.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.