6° edição do Encontro de Estágio em Língua Portuguesa começa nesta quarta (24)

6º Estagiar tem como objetivo discutir sobre as práticas de estágio entre os alunos do curso de Letras Português e divulgar metodologias de ensino-aprendizagem.

Entre os dias 24 e 26 de abril, será realizada a 6° edição do Estagiar – Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. Com uma programação que contempla palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, as inscrições para o público ouvinte vão até a próxima terça-feira (23). O evento é uma realização do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH) com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), do Grupo de Pesquisa em Formação e Ensino em Língua Portuguesa (FELIP) e do Núcleo Regional de Educação de Londrina e é coordenado pela professora Cristina Valéria Bulhões Simon, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas. As inscrições para os interessados em participar como ouvintes já estão abertas e podem ser feitas até terça (23), ao custo de R$20,00.

O 6° Estagiar tem como objetivo discutir sobre as práticas de estágio entre os alunos do curso de Letras Português e divulgar metodologias de ensino-aprendizagem que podem ser aplicadas por estes estudantes. Além disso, a intenção é desenvolver um olhar crítico do estagiário em relação à sua prática docente e ao papel da escola.

Divulgação.

Para isso, está programada para às 19h30, no dia 24 de abril, no Anfiteatro Maior do CLCH,  uma palestra de abertura com o professor Petrilson Alan Pinheiro da Silva, denominada “O conceito de multimodalidade para a formação inicial de professores de Língua Portuguesa: alguns apontamentos”.

Ele é docente do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atualmente ocupa o cargo de diretor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da instituição. Petrilson possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado no Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada pela UFRJ, doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp e estágio pós-doutoral pela University of Illinois, nos Estados Unidos.

Nos dias 25 e 26 de abril, serão apresentados trabalhos desenvolvidos por estagiários do curso, egressos, orientadores e professores, nas chamadas “comunicações”. Às 14h do dia 26, será realizada uma mesa-redonda com foco no ensino de Língua Portuguesa e Literatura em contextos cívico-militares.

*Estagiário de Jornalismo na COM/UEL.