UEL participa do 2º Seminário Internacional sobre Democracia, Cidadania e Estado de Direito

Organizado pela Universidade de Vigo (Espanha), Universidade Federal Fluminense (Niterói) e UEL, o evento será realizado de 13 a 15 de outubro, virtualmente.

José de Arimathéia

Agência UEL

Alunos e professores da UEL participam do 2º Seminário Internacional sobre Democracia, Cidadania e Estado de Direito (SIDfCiED), que será realizado de 13 a 15 de outubro, virtualmente. O evento é organizado pela Universidade de Vigo (Espanha), Universidade Federal Fluminense (Niterói) e UEL.

O professor Clodomiro José Bannwart Júnior (Departamento de Filosofia/CLCH), que participou da edição de 2018 e fará a conferência de encerramento do Congresso deste ano, explica que o evento é fruto de uma parceria que a UEL tem com a UFF há alguns anos, mais tarde ampliada, incluindo a Universidade de Vigo, em Ourense, na região da Galícia (Espanha). Clodomiro conta ainda que, ano passado, um grupo de alunos do Mestrado em Direito da UEL passou uma temporada na Universidade de Vigo para um produtivo intercâmbio. Clodomiro também coordenará um dos painéis com apresentações de trabalho. O formato do evento prevê que cada painel seja precedido por uma palestra sobre o tema, e a do professor será “Gestão empresarial, ética e democracia”.

Os professores Simone Vinhas de Oliveira (Departamento de Direito Privado/CESA) e Elve Cenci (Departamento de Filosofia) compõem a coordenação de outros painéis. O tema da professora Simone é “O Direito Privado ante os movimentos sociais e novas configurações institucionais”, e do professor Elve é “Democracia, totalitarismo e instituições em cenários internacionais”.

Também os estudantes Vinicius Gomes de Lima, Beatriz Kimura de Oliveira, Marcelo Luan Lopes Jarreta e Paula Fernanda Ribeiro, todos do 5º ano de Direito da UEL, tiveram trabalhos aprovados para apresentação. Todos são integrantes do projeto de pesquisa “Liberdades em Disputas”, coordenado pela professora Simone.

Inscrições – As inscrições como ouvinte podem ser feitas até 1º de setembro, com taxa de 50 reais. A inscrição para apresentação de trabalhos já está encerrada. As instruções para inscrição e pagamento devem ser obtidas com o envio de mensagem para o e-mail: sidecied@gmail.com.