UEL é parceira na realização da 9ª edição do Dia da Sergipe

Será sábado (19), a partir das 11h30, com transmissão online e programação voltada para oficinas online de beleza, saúde e gastronomia, entrevistas de convidados e outras ações.

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das entidades apoiadoras do 9º Dia da Sergipe, realizado para promover a Rua Sergipe de Londrina, famoso espaço de comércio localizado no Centro. A ação está marcada para sábado (19), a partir das 11h30, com transmissão online e pela Rede Massa. A programação conta com oficinas online de beleza, saúde e gastronomia, entrevistas de convidados, além de apresentação da histórica rua comercial da cidade.

Conforme programação divulgada pelos organizadores, o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, é um dos entrevistados sobre a atuação da instituição para o desenvolvimento da rua. Atualmente, professores da Universidade atuam diretamente no Projeto Nova Sergipe, para propor melhorias e soluções para o lugar. Entre eles Marli Verni e João Luiz Gilberto de Carvalho, ambos do Departamento de Administração, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), que participam de estudos iniciais na área de governança em varejo.

Rua Sergipe: Tradicional centro de compras de Londrina e região (FOTO/SiteSebrae)

Evento – O Dia da Sergipe foi instituído no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná, conforme Lei nº 19859 de 05/06/2019, e no Calendário de Comemorações Oficiais do Município de Londrina, conforme Lei nº 12.706 de 18/05/2018.

Nas oito edições anteriores, o Dia da Sergipe se caracterizou pela ação específica para a Rua Sergipe com cunho social, cultural e recreativo para atrair a população da cidade e da região. Este ano, o evento é realizado no formato online, como medida de prevenção ao coronavírus, sem risco de aglomeração e contágio.

Segundo Angelo Pamplona da Costa, coordenador do Projeto Nova Sergipe e diretor comercial da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a última edição do evento reuniu 20 mil pessoas. Atualmente, a Rua Sergipe conta com 530 Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) e 213 lojas físicas. “É uma das maiores ruas de comércio de Londrina”, afirma.

Revitalização – A Rua Sergipe de Londrina passou, recentemente, por uma revitalização, em que foram trocadas luminárias, lixeiras, calçadas, entre outros, para criar um ambiente favorável para as atividades comerciais, habitacionais, culturais e sociais, garantindo a identidade e o valor histórico. A ação foi possível por meio do Projeto Nova Sergipe, fruto da união de esforços entre poder público, entidades, parceiros, instituições de ensino superior e empresários. Angelo explica que todos os envolvidos no projeto atuam de forma voluntária, para propor melhorias à importante rua de Londrina.