Pesquisadores da UEL integram programação do 1º Congresso Internacional da ABRASEDA

Pesquisadores da UEL integram programação do 1º Congresso Internacional da ABRASEDA

Eles integram o projeto Seda o Fio que Transforma, composto por professores de vários áreas.

Pedro Livoratti

Agência UEL


Estão abertas as inscrições para o O 1º Congresso Internacional da ABRASEDA, que será realizado juntamente com o 37º Encontro Estadual de Sericicultura do Paraná e a 4º Jornada Técnica de Sericicultura do Oeste Paulista, no próximo dia 22 de Julho, direcionado a produtores, pesquisadores e estudantes envolvidos em estudos sobre o desenvolvimento da cadeia da seda. O Encontro será realizado em formato híbrido, via plataforma virtual, transmitindo ao vivo e internacionalmente e também nos pontos de compartilhamento presencial, em municípios credenciados. As inscrições podem ser feitas no site do evento – AQUI. A organização é da Associação Brasileira da Seda (ABRASEDA).

A expectativa é de que o congresso alcance cerca de 4 mil produtores e familiares. O objetivo é difundir boas práticas na sericicultura, além de promover a inclusão digital, possibilitando que os produtores tenham acesso à tecnologia de aprendizado a distância. Outro objetivo do evento é estimular a aplicação correta de produtos químicos para evitar a contaminação de áreas rurais.

(Divulgação).

A UEL vai participar do evento por meio de pesquisadores que integram o projeto Seda o Fio que Transforma, composto por professores de vários áreas e que busca fomentar uma rede econômica e produtiva, com o intuito de incentivar novos empreendedores para o desenvolvimento da cadeia da seda, de forma sustentável.

Programação

A programação começa a partir das 8 da manhã, com cerimônia virtual de abertura, com a participação de várias autoridades. Os painéis começam a partir das 9 da manhã abordando temas como Práticas culturais, compactação de solo e cultivo intercalado; Agroecologia; técnicas de manejo; Produção mecanizada e cultivo orgânico. O Brasil é o sexto maior exportador de fios de Seda do mundo, com alta qualidade.

Leia também