Ex-reitor da UEL lança em julho livro sobre cuidados com pets na pandemia

Ex-reitor da UEL lança em julho livro sobre cuidados com pets na pandemia

Obra “Vida Animal: Vamos Aprender Juntos" tem 184 páginas. É de autoria do professor Wilmar Sachetin Marçal.

O ex-reitor da UEL e professor do Departamento de Medicina Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Wilmar Sachetin Marçal, lança oficialmente, dia 25 de julho, a segunda edição do livro “Vida Animal: Vamos Aprender Juntos?”. O livro, lançado originalmente em 2014, é um compilado de artigos que saíram no quadro “Vida Animal”, veiculado há 10 anos ininterruptos pela Rádio Paiquerê, de Londrina, no programa “Super Sábado Paiquerê”.

Também é fruto dos anos de experiência do autor atendendo no Hospital Veterinário (HV) da Universidade, onde trabalha com animais de pequeno e grande porte. O foco nesta edição é o cuidado com pets na pandemia. A coletânea de 87 artigos versa sobre temas variados envolvendo o universo dos pets (em especial dos cachorros, mas também de gatos, por exemplo), é escrita em linguagem coloquial e acessível, feito para todos os interessados.

Capa do lançamento que tem 84 páginas. Livro será disponibilizado gratuitamente a partir do dia 25 de julho.

“Minha intenção é chegar no sujeito final, que é o dono de animal e produtor, e auxiliá-lo com dicas para o cuidado dos animais de estimação, desde nutrição à saúde. Tudo isso com linguagem bastante acessível”, comenta. Entre os temas tratados, estão dicas de nutrição, comportamento e, principalmente, benefícios de se ter um pet em casa em tempos de pandemia. “Hoje, observamos muitas pessoas em casa, seja em home-office ou isolamento, que estão adotando animais, um cachorro ou gato. A companhia dos pets na pandemia traz inúmeros benefícios para a saúde mental neste momento”, comenta o médico veterinário.

Centro de Zoonoses em Londrina

Outro tema de grande importância tratado em um artigo é a construção de um centro de zoonoses na cidade, uma demanda antiga, já solicitada por Marçal à Prefeitura há muitos anos. “Temos muitos animais abandonados, creio que uns 50 mil. Esses animais se reproduzem, pois são alimentados nas ruas. Um centro de zoonoses que esterilizasse esses animais com a castração resolveria esse problema”, explica. Segundo o autor do livro, ainda é necessário “desmistificar os centros de zoonoses”. “Não são depósitos de animais para morrer”, completa o ex-reitor.

A segunda edição do livro foi reforçada com mais artigos. No primeiro lançamento, Marçal conta que o livro teve cerca de 50 artigos. O livro estará disponível em junho na rede, mas 3000 exemplares, editados pelo próprio autor, serão confeccionados para distribuição. Todo o material, seja online ou físico, será distribuído gratuitamente. A impressão fica por conta da empresa Labovet Produtos Veterinários, da Bahia.

O livro estará disponível no site do Labovet a partir de agosto. Para adquirir, os interessados devem enviar um e-mail declarando interesse para o autor, no wilmar@uel.br. Em razão da pandemia, não haverá lançamento físico.

O Autor

Wilmar Sachetin Marçal foi reitor da Universidade Estadual de Londrina entre 2006 e 2010. É graduado em Medicina Veterinária UEL, mestre em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É docente do Departamento de Medicina Veterinária e plantonista do HV-UEL desde 1993. Já publicou outras duas obras.

Serviço

Livro “Vida Animal: Vamos Aprender Juntos? (184 páginas). Edição: 2ª edição.

Dia: 25 de julho de 2021 (gratuito).

banner mestrado
banner-03
previous arrow
next arrow
Leia também