Semana de História debate direitos humanos

Semana de História debate direitos humanos

Promovido pelo Colegiado de História, a Semana ocorre entre 2 e 6 de agosto, durante a primeira semana de aulas.

Os ingressantes do curso de História – Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) – terão uma oportunidade de interagir com os veteranos e professores do curso na Semana de Recepção de História, que ocorre entre 2 e 6 de agosto, na primeira semana de aulas. O evento, uma realização do Colegiado de História, vai receber pesquisadores de relevância no cenário nacional, com o tema “Direitos Humanos no Brasil Contemporâneo”. A Semana de História integra a semana de recepção de calouros da UEL.

Segundo o coordenador do Colegiado e professor do Departamento de História, José Miguel Arias Neto, o evento, que terá atividades nos períodos matutino e noturno, vai tratar de um tema contemporâneo aos novos estudantes. “Decidimos trazer algo próximo dos estudantes mais novos, a situação no Brasil atual”, comentou. “É uma oportunidade de apresentar a Universidade, o curso, tratar do sistema de cotas, justamente depois da aprovação das cotas na pós-graduação”, comenta.

(Divulgação).

Programação

Na segunda, a Semana de História inicia, às 9 horas, com uma recepção de boas vindas aos estudantes em uma conversa com o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, e os pró-reitores. Terça-feira começam, à partir das 10 horas, as oficinas, direcionadas aos ingressantes do curso, e no período da noite, às 19 horas, uma conversa com ex-alunos da Universidade. 

Na quarta-feira, às 10 horas, haverá discussão sobre o sistema de cotas na Universidade, com os professores Maria Nilza da Silva, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e Gilberto Guizelin, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). À noite, às 19h, ocorre a palestra “A afirmação dos Direitos Humanos sob o regime militar”, com o professor Marcos Napolitano, da Universidade de São Paulo (USP). 

Na quinta-feira, o evento segue com a palestra “História, Memória e Democracia”, com o professor Fernando Nicollazi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento se encerra na sexta-feira com apresentação do Departamento de História e dos laboratórios disponíveis para os estudantes.

Na sexta, às 19h30, o evento se encerra com a palestra da professora Angela Alonso, da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), sobre o tema “A reação patriota no Brasil: a política de rua no Brasil contemporâneo”.

A Semana de Recepção de História 2021 será transmitida pelo Canal do Colegiado da UEL – YouTube e Google Meet. A coordenação informa que os links do Meet serão disponibilizados somente para os ingressantes.

vestibular UEL 2023 inscrição
vestibular UEL 2023 inscrição
Vestibular-2023-uel
Vestibular-2023-uel
previous arrow
next arrow
Leia também