Ex-reitor João Carlos Thomson recebe título de Professor Emérito da UEL

A entrega do título será na próxima terça-feira, 10, às 19 horas, em cerimônia on line. A honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário.

José de Arimathéia

Agência UEL

A Universidade Estadual de Londrina homenageia o professor aposentado e ex-reitor da UEL, João Carlos Thomson. A entrega do título de Professor Emérito será na próxima terça-feira, 10, às 19 horas, em cerimônia on line. A honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário, e Thomson é o 19º a receber este título, outorgado desde 1978 pela Instituição a um membro de sua própria academia, e que tenha se distinguido de modo notável na contribuição ao progresso da ciência e da sociedade.

João Carlos Thomson se formou em Medicina na PUC de Sorocaba (SP) em 1967, onde atuou no movimento estudantil. Concluiu suas Residências em 1970, mesmo ano em que foi contratado pela Faculdade de Medicina de Londrina, uma das que formaram a UEL. Lotado do Departamento de Clínica Cirúrgica (Centro de Ciências da Saúde), Thomson é cirurgião torácico.

Administração da UEL convida a comunidade para a solenidade online, na próxima terça-feira, dia 10, às 19 horas.

Na UEL, ajudou a fundar e presidiu a Associação dos Docentes do Hospital Universitário da UEL (ADHUEL), mais tarde Associação dos Docentes da UEL (ADUEL), assim como a ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Também foi sócio fundador da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Thomson foi reitor da UEL entre 1990 e 1994, e membro do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, como representante da região sul do Brasil, no mesmo período. Nascido em São Paulo em 1941, Thomson recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina em fevereiro de 2014, concedido pela Câmara Municipal e subscrito por todos os vereadores daquela legislatura. Ele também é membro titular da Academia Paranaense de Medicina.

(FOTO: Arquivo/COMUEL).