Professora ministra palestra sobre COVID-19 em Workshop de Bioestatística

Mariana Ragassi Urbano vai abordar o tema “Evolução da COVID-19 em Londrina e Arapongas - O poder da Estatística em uma pandemia”.

A professora Mariana Ragassi Urbano, do Departamento de Estatística, do Centro de Ciências Exatas (CCE), irá participar no próximo dia 12 deste mês do 3º Workshop em Bioestatística, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Bioestatística da Universidade Estadual de Maringá (PBE/UEM). Ela vai abordar o tema “Evolução da COVID-19 em Londrina e em Arapongas – O poder da Estatística em uma pandemia”.

Segundo a professora, o objetivo é contribuir com a temática do evento, expondo dados da COVID-19 das cidades de Londrina e de Arapongas, um trabalho de acompanhamento desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP) em parceria com as Secretarias de Saúde de Londrina e Arapongas. Ela explica que o grupo coordenado por ela no NIGEP acompanha a evolução da COVID-19 nas duas cidades.

(Divulgação).

“Será muito bom apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido com os dados de COVID-19 das duas cidades. Essa pandemia com certeza não estava nos planos de nenhum governo, e após sua chegada a estatística mostrou ser indispensável, principalmente com as projeções dos possíveis cenários”, explica. A professora acrescenta que com a diminuição dos casos de COVID-19, as análises focam em dados da vacinação.

De acordo a pesquisadora, as Secretarias de Saúde de Londrina e Arapongas precisavam de auxílio também dos profissionais da área da estatística. “Sempre estamos prontos a ajudar. E que venham mais parcerias como essa, em que a Universidade consegue auxiliar os gestores com informações para subsidiar a tomada de decisões”, explica a professora Mariana Urbano.

Workshop

O tema do 3º Workshop em Bioestatística é “Bioestatística e Pandemia: O papel crucial da Bioestatística na maior pandemia do século XXI”. A ideia é apresentar à sociedade o papel da pesquisa, da divulgação e da colaboração científica da Bioestatística durante a pandemia de COVID-19.

Serão três dias de atividades – 11, 12 e 13 de agosto – a partir da 19h30, no formato online, na plataforma Google Meet, além de transmissões simultâneas, no canal do Youtube do PBE/UEM.

NIGEP UEL

O grupo do NIGEP também divulga nas redes sociais boletins da evolução da COVID-19 de Londrina, Arapongas, da 16ª Regional de Saúde e  da 17ª Regional de Saúde. Tem coordenação da professora ‪Vera Lucia Tieko Suguihiro, do Departamento de Serviço Social e Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Departamento de Administração. Além da professora Mariana Ragassi Urbano, participam do grupo o professor do Departamento de Estatística Rodrigo Rossetto Pescim; a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Milena Kanashiro; os alunos de pós-graduação André Silva Olak, Aline Midori Susuki e Karine Regina Pompermayer.