Núcleo divulga simpósio sobre história, paz mundial e republicanismo em Kant

Simpósio e Colóquio serão promovidos dias 17 e 18 de novembro, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O VII Simpósio do Núcleo de Filosofia Kantiana e IV Colóquio Teorias da Justiça: História, Paz Mundial e Republicanismo serão realizados nos dias 17 e 18 de novembro. Feito em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o evento objetiva discutir conceitos fundamentais no pensamento do filósofo alemão Immanuel Kant e conta com a participação de pesquisadores de universidades de todo o Brasil.

Segundo o coordenador do evento, o professor Charles Feldhaus, do Departamento de Filosofia – Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), o evento tem como objetivo a divulgação das pesquisas realizadas em grupos de estudos, como do diretório de pesquisa do CNPQ Teorias da Justiça coordenado por ele. “É, também, uma forma de estreitar a aproximação entre outros grupos de pesquisa que estudam temas similares”, explicou.

De acordo com Feldhaus, o evento deve se concentrar nos aspectos particulares da Paz Perpétua, do Republicanismo em Kant. “Para ele, as nações deveriam se transformar em algo que, hoje, podemos traduzir como democracias representativas. Esse seria um pressuposto para que fosse atingida a paz perpétua”, comentou o professor.

As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do site da UEL até o dia 15 de novembro. Não há taxa de inscrição – Inscrições/Aqui.

Programação tem debates, palestras e comunicações

Nos dias 17 e 18, das 8h30 às 12h, haverá um espaço para a exposição de comunicações. No primeiro dia de evento, das 14h às 15h20, a conferência de abertura será sobre o tema “A complementaridade entre Republicanismo e Federalismo no pensamento político-jurídico kantiano”, com o professor Henrique Franco Morita, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ainda no dia 17, das 14h às 14h30, ocorre o debate “Sobre uma busca à perfeição na “Idee zu einer allgemeinen Geschichte” de Kant”, com o professor Emanuel Lanzini Stobbe, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Martin Luther Halle-Wittenberg Universitaet, na Alemanha.

Durante o período noturno, serão realizadas duas conferências: ‘Direito cosmopolita: terceiro artigo definitivo para a paz perpétua”, com a professora Delamar José Volpado Dutra, da UFSC, e “Paz perpétua e direito dos povos: uma avaliação contemporânea”, com o professor Luiz Paulo Rouanet, da UFSJ. Participam como debatedores os professores Charles Feldhaus e Fábio César Scherer, do Departamento de Filosofia da UEL.

No dia 18, no período vespertino, será realizadas as mesas redondas “O contexto histórico da posição de Kant e os direitos dos animais”, com a professora Camila Dutra Pereira (UEL); “Friedrich Gentz e o ideal kantiano de uma ordem mundial pacífica”, com Charles Feldhaus (UEL); e “Cosmopolitismo em Martha Nussbaum”, com a professora Daniela Hruschka Bahdur (UEL). O encerramento do evento será com a conferência “A recepção hegeliana de À Paz perpétua na Filosofia do Direito”, com Bruno Cunha (UFSJ).

(Ilustração/CAPA/Divulgação).