Atividade prepara estudantes do Direito para simulações das Nações Unidas

Ação integra Programa de Formação Complementar que reúne o exercício de práticas da área do Direito Internacional.

A Equipe de Competições e Simulações da UEL (SimulaUEL), do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), promove, no dia 4 de dezembro, a 2ª Mini Simulação UEL das Nações Unidas (Mini Mun). O objetivo é simular um comitê sobre o meio ambiente, tendo como tema a dinâmica da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP). O evento, que será realizado de forma remota, segue o mesmo modelo da Simulação UEL das Nações Unidas (SUN), organizado pela Equipe desde 2018.

O Mini Mun é voltado para alunos do curso de Direito da Universidade, inscritos no Programa de Formação Complementar em Direito Internacional de Direitos Humanos e Mecanismos de Solução de Conflitos. O Programa é coordenado pela professora Márcia Teshima, do Departamento de Direito Privado, no CESA.

(Divulgação).

A proposta é apresentar aos estudantes aspectos do Direito Internacional, como os princípios da governança, e incentivar o desenvolvimento de habilidades necessárias à atividade diplomática, como as capacidades de oratória e de negociação. O evento também dará destaque para o estudo das condições ambientais e os dispositivos relacionados ao tema, como acordos e tratados, políticas externas de contenção aos danos ambientais, fundos monetários, entre outros.

Oportunidade e aprendizagem

Para Camila Borigato, aluna do 3º ano, o Mini Mun é uma oportunidade para os discentes se prepararem para Simulações das Nações Unidas, conhecidas como MUNs (Model United Nations ou Modelos de Organização Internacionais), além de entenderem as regras de funcionamento da atividade. “É um método de vivenciarem um MUN na prática, treinar a oratória e argumentação dentro da equipe, com pessoas que já conhecem e se sentem confortáveis, sem medo de julgamentos”, afirma a estudante, que faz parte da organização do evento.

Para a simulação, os alunos são divididos em duplas, formadas por um membro novo e um antigo, para que ambos possam se auxiliar durante o processo. Cada dupla representa a delegação de um país e, por isso, precisa estudar o país antes do evento, entendendo a sua atuação e posicionamento dentro do tema debatido nesta edição do Mini Mun.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de dezembro na página de Eventos da UEL – Acesse aqui. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail simulauel@gmail.com ou nas redes sociais do evento – @simulauel.

(*Isabella Abrão – estagiária na COM/UEL – com supervisão de Mirian Peres da Cruz (Editora/Agência UEL).