Casa de Cultura promove concerto de Música em Estilo Italiano

Apresentação nesta sexta-feira (19), às 20 horas, no Ouro Verde, marca os 25 anos de existência da área de Música Historicamente Informada.

Beatriz Botelho

Agência UEL

O Cine Teatro Universitário Ouro Verde recebe nesta sexta-feira (19), às 20 horas, o concerto de Música em Estilo Italiano. A apresentação comemora os 25 anos de atividades da área de Música Historicamente Informada, da Divisão de Música, da Casa de Cultura da UEL (entrada gratuita).

O concerto será dividido em duas partes. A primeira parte do programa apresenta danças de Giorgio Mainerio, conduzida pelo Tetracorde, quarteto de flautas doces. Os integrantes do grupo são Elimar Plínio Machado (flautas doce tenor e baixo), Gabriel Schmidt dos Santos (flautas doces soprano e contralto), Luciana Schmidt (flautas doce baixo e tenor), e Luciana Nishi Hisatomi (flautas doce contralto e soprano).

Integrantes do quarteto de flautas doces, Tetracorde: Luciana Schmidt, Luciana Nishi Hisatomi, Gabriel Schmidt dos Santos e Elimar Plínio Machado.

A segunda parte do programa tem a flauta doce como instrumento solista. Participam desta parte os músicos da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante, Fernando Campaner e Jackson Batista (violinos); Rose Taques (violoncelo), Daniel Sebrian (guitarra barroca) e Adriana Almeida (cravo).

O programa do concerto traz as seguintes atrações: Suite de danças de Giorgio Mainerio (c. 1535 – 1582), The Divison Violin – a Prelude by Senr. Balshar a Germain – (1684 – ed. J. Playford), Sonata IX em La m – Alessandro Scarlatti, Sonata em La m para Flauta doce contralto e BC – Georg Friedrich Handel e Concerto II em Re m / op.19 (ed. Le Clerc/Amsterdam – 1715)  de J. Chr. Schickhardt.

Trajetória

Após retornar de uma formação em música antiga, na Schola Cantorum Basiliensis, na Suiça, o músico Elimar Plínio Machado teve a iniciativa de criar a área de Música Histórica, na Casa de Cultura da UEL. As atividades começaram em 26 de outubro de 1995 e, desde então, são realizados estudos e práticas da música produzida entre os séculos IX ao XVIII.

Os trabalhos são divididos em áreas vocais e instrumentais específicas da era medieval, renascimento e barroco. A área é formada atualmente por quatro grupos: Tetracorde; Neuma Ensemble Universitário de Música Antiga; Coro de Ópera Barroca Color Rhetoricus; e Orquestra Barroca Capriccio Stravagante. De acordo com Elimar Plínio Machado, a proposta é buscar uma novidade a cada concerto dos grupos, como oportunidade para a população conhecer a música histórica.

Além disso, Elimar reitera o papel extensionista da Universidade.

No momento, está em montagem um repertório para o Concerto de 25 anos da área de Música Historicamente Informada, já gravado no mês de outubro no Ouro Verde. Posteriormente, o material será disponibilizado no site da UEL.

(Divulgação).

Concerto de Música em Estilo Italiano – Tetracorde (quarteto de flautas doces).

Dia: Sexta-feira (19), às 20 horas, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde (Rua Maranhão, nº 85 – Centro).

Aviso – Em razão das medidas sanitárias vigentes, o público será limitado a 350 pessoas – metade da capacidade do Cine Teatro Ouro Verde. Na entrada, será feita a conferência do comprovante de vacinação (ou teste negativo para Covid-19 de até 48 horas). O uso de máscara facial é obrigatório.

(FOTOS: Divulgação Tetracorde).