Curso de Música promove 6° Encontro de Composição Musical a partir deste sábado (16)

Tema do evento é "Composição musical: corroendo as fronteiras estéticas". Encontro ocorre durante três dias.

Meire Sebastião*

Agência UEL

O curso de Música da UEL, em parceria com o Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), promove o 6° Encontro Nacional de Composição Musical (EnCom) nos dias 16, 17 e 18, no Cultural Hall e no Colégio Estadual Hugo Simas. Com o tema “Composição musical: corroendo as fronteiras estéticas”, o evento contará com grandes nomes do mundo acadêmico e da música popular para discutir composição e improvisação musical.

Durante os três dias de evento, serão realizadas mesas redondas, rodas de conversa, recitais e outras atividades que contribuirão para a reflexão sobre as diversas faces das composições musicais brasileiras. O público-alvo são compositores, músicos, pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas na área de composição musical.

“O evento é um espaço para discussão da criação musical de uma forma ampla, ou seja, a composição musical em um grande espectro, não só no sentido acadêmico, daquele que escreve as notas na partitura que depois vai ser executada por um músico, como acontece de forma mais tradicional, mas também a improvisação musical, que é a composição musical instantânea, e outras discussões estéticas que são muito importantes e você não tem tanto espaço para conversar a respeito e discutir”, explica o coordenador do evento, André Siqueira, professor do Departamento de Música, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca).

encom0
encom1
encom2
encom3

Programação

No sábado (16), o evento será realizado no Cultural Hall (R. Prof. João Cândido, n°1156, Centro), a partir das 9h. Durante a manhã, às 9h30, está programada a mesa redonda “Improvisação Musical – aspectos poéticos e analíticos”, tendo como convidados o cantor e compositor Pereira da Viola e o professor Tabajara Belo, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). À tarde, Pereira da Viola participa de uma roda de conversa junto com a cantora e compositora Estela Caregatti, às 14h. Para finalizar o primeiro dia, às 18h30, o professor Fábio Furlanette, da UEL, fará o recital “Mão de onze Coletivo de livre improvisação contemporânea”.

O segundo dia de evento será no Colégio Hugo Simas (R. Pio XII, n°195, Centro). A primeira atividade do dia é a mesa redonda “O compositor hoje – composição e produção musical”, marcada para às 9h, com os convidados Estela Caregatti e o músico Edson Natale. Às 14h, Natale e o professor Rodrigo Lima, da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), participam de uma roda de conversa. Por fim, às 18h30, Tabajara Belo apresenta o recital “10 Estudos para improvisação multi-textural”.

O último dia de evento também será realizado no Cultural Hall. A partir das 9h, os professores Denise Garcia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Rodrigo Lima participam da mesa redonda “Ensino de composição – processos formais e intuitivos”. No período da tarde, às 14h, haverá uma oficina de composição, ministrada pela professora Denise Garcia, e o workshop “violão e processos criativos”, ministrado pelo professor Tabajara Belo. O encerramento do EnCom está marcado para às 19h, com uma aula-show de lançamento do livro “Música e Poesia em canções para as crianças”, de autoria da professora Helena Loureiro, do Departamento de Música e Teatro.

*Estagiária na COM/UEL