NDPH promove evento em comemoração ao aniversário de Londrina

Programação contará com mesas-redondas e exposições artísticas, nos dias 8 e 9. Aniversário da cidade é comemorado no dia 10.

Meire Sebastião*

Agência UEL

Em comemoração ao aniversário de Londrina, o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) promove, nos dias 8 e 9 de novembro, o evento “Londrina 88 anos: outros passados, novos futuros”. A programação conta com mesas-redondas e exposições artísticas. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas até o dia 7, neste link. O aniversário da cidade de Londrina é comemorado no dia 10 de dezembro.

No dia 8, a abertura do evento será com a mesa-redonda “O tempo das artes”, a partir das 8h30, com participação da produtora Marina Stuchi e dos professores Rogério Ivano, do Departamento de História, e Renato Forin Jr., do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas. Às 19h30, está programada a mesa “Pelas ruas da cidade… Patrimônio Histórico e Cultural”, que contará com a presença dos professores Bruno Sanches Mariante da Silva, do Departamento de História, e Eloísa Ramos Ribeiro Rodrigues, de Arquitetura, além das doutorandas Elisa Roberta Zanon, do curso de Arquitetura da Universidade de São Paulo (USP), e Daniela Reis de Morais, do curso de pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No segundo dia, o evento tem início às 8h30 com a mesa “Diversidade Religiosa”, comandada pelos professores Marco Antonio Neves Soares e Wander de Lara Proença, do Departamento de História, e Jamile Carla Baptista, do Departamento de Ciências Sociais. A última mesa tem como tema “Movimento Sociais”, a partir das 19h30, e será formada pelos professores Reginaldo Moreira, do Departamento de Comunicação, Nilson Cesar Fraga, de Geografia, e Amanda Gaion Pedro, docente e coordenadora do curso de Psicologia na Unopar-Anhanguera. Encerra a composição da mesa a mestranda em Sociologia pela UEL Maria de Fátima Beraldo.

Exposições artísticas

Entre os dias 11 de novembro e 31 de janeiro de 2023, ocorrem as exposições “Da força da grana que ergue e destrói coisas belas”, com fotos de José Pieretti, na Sala de Consulentes do NDPH; “Cartografia do Norte do Paraná”, que ficará na Réplica da Igreja Matriz de Londrina, no calçadão da UEL; e “Londrina: a história não é uma rua de mão única”, exposta na Biblioteca Central.

As exposições também serão disponibilizadas virtualmente no Behance do Núcleo. As mesas serão transmitidas pelo canal do NDPH no YouTube.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.