Semana da Consciência Negra promove Roda de Conversa sobre ações afirmativas, nesta quarta-feira (16)

Programação se estende até domingo (20), quando será realizado o projeto "Quizomba: samba e outros batuques", que comemora 17 anos.

A comunidade universitária participa logo mais da roda de conversa “Yá Mukumby Vive: ações afirmativas na UEL”, que será realizada a partir das 19h, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). O evento se insere na programação da Semana da Consciência Negra, que converge com a campanha institucional “UEL na luta contra o racismo”. A programação prossegue amanhã com debates que serão realizados nos períodos da manhã e da noite.

A grade de atividades prossegue na sexta-feira (18), quando será realizada a entrega do título Doutora Honoris Causa In Memorian à senhora Vilma Santos de Oliveira, a Yá Mukumby. A cerimônia será a partir das 19h, no Cine Teatro Ouro Verde. De acordo com a Resolução 087/2022, que oficializou a homenagem, Dona Vilma foi personalidade de destaque para Londrina e para a UEL. Lutou para que a juventude negra tivesse acesso ao Ensino Superior, colaborando para a implantação das cotas raciais na UEL no ano de 2005.

A programação termina no domingo (20), quando se comemora o Dia da Consciência Negra. Na ocasião, será realizada mais uma edição do projeto “Quizomba: samba e outros batuques”. Neste domingo, a edição comemora também o aniversário de 17 anos de atividades culturais. O Quizomba tem início às 15h, na Praça da Vila Brasil (Rua Argentina, próximo ao nº 693). A realização será em parceria com a Vila Cultural Alma Brasil e o grupo Maracatu Semente de Angola. A programação inclui oficina de maracatu, apresentação do grupo de Maracatu Semente de Angola e shows com Braguinha e Marambaia Geral.

Divulgação.

Confira abaixo as atividades da Semana da Consciência Negra:

16/11 – 19h – Roda de conversa – Yá Mukumby Vive: ações afirmativas na UEL – Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Convidados: estudantes da UEL. Coordenação da professora Andréa Pires Rocha, do Departamento de Serviço Social (Cesa), e do estudante João Gabriel Gonçalves, do curso de História, ambos do projeto Aquilombando a Universidade;

17/11 – 9h – Mesa redonda – Políticas de Ações Afirmativas na UEL: o legado de Dona Vilma – virtual na plataforma do Youtube no canal do Neab. Convidados: Jairo Pacheco, professor do Departamento de História; Ligia Lumina Pupatto, ex-reitora da UEL; e Luisa Braga, membra do Movimento Cultural. Mediação da professora Marleide Rodrigues da Silva Perrude e de Aline Cristina Bandeira de Oliveira;

17/11 – 19h30 – Mesa redonda – Yá Mukumby e militância negra – Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa). Convidados: Joaquim Braga e Dona Ilda de Oliveira, ambos do Movimento Negro. Mediação de Maria de Fátima Beraldo, gestora de Promoção da Igualdade Racial de Londrina e membra do Movimento Negro;

18/11 – 19h – Entrega do título Doutora Honoris Causa à Sra. Vilma Santos de Oliveira – Yá Mukumby. (In Memorian) – Cine Teatro Universitário Ouro Verde;

20/11 – 15h – Quizomba de (Tri) Aniversário – No gramado em frente à Vila Cultural Alma Brasil (Rua Argentina, 693).