Seminário aborda a violência de gênero e o feminicídio

Seminário aborda a violência de gênero e o feminicídio

Evento, que será nos dias 23 e 24, marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro.

O Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL promove, nos dias 23 e 24, o seminário “Da violência de gênero ao feminicídio: prevenção, punição e restituição dos direitos pelo fim da violência contra mulheres e meninas”. O evento marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro. O objetivo é analisar e discutir os avanços e desafio atuais no cenário brasileiro diante do tema. As inscrições podem ser feitas neste link até esta quinta (17) e custam R$ 40,00.

O Seminário contará com duas mesas-redondas, apresentadas no Anfiteatro Maior do CLCH. Na quarta-feira (23), ocorre a primeira, às 19h30, com a participação da jornalista Carol Avansini, assessora de imprensa do Néias – Observatório de Feminicídios e integrante do coletivo de notícias “Firminas”; do psicólogo Fernando Barroso Zanluchi; e do professor da UEL Luiz Carlos Santos Simon, do Programa de Pós-graduação em Letras. A coordenação da mesa é da professora Isabel Cristina Cordeiro, do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas.

Divulgação.

A segunda mesa-redonda ocorre na quinta-feira (24), às 9h, com coordenação da professora Silvana Mariano. Participam do debate a doutoranda Josyelle Bonfante Curti, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPPGel); a jornalista Cecília França, cofundadora da Rede Lume de Jornalistas, diretora do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e integrante da Comissão de Mulheres da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); e o promotor de justiça Ronaldo Braga, que atua no enfrentamento dos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher em Londrina desde 2016.

A programação termina na quinta (24), às 19h30, com o ato “Amor não mata”, no gramado do CLCH. O ato vai lembrar as vítimas de feminicídio e abordar que a violência contra a mulher faz parte de uma cultura machista e misógina. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2019, o Brasil registrou 1.330 casos de feminicídio. Esse número, em 2020, foi de 1.354 casos; já em 2021, o Brasil registrou 1.341 casos.

O seminário tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Departamento de Comunicação (Ceca), do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (CLCH) e do Grupo de Pesquisa Gênero, Feminismos e Políticas Públicas (Gepop). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail estudos_de_genero@uel.br.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também