Artigo recebe prêmio de melhor trabalho do Entac 2022

Evento é considerado o mais importante no âmbito técnico-científico da área de Tecnologia do Ambiente Construído no Brasil.

O artigo “Avaliação do Uso do BIM em Obras de Médio Porte: Estudo de caso”, elaborado por estudantes e professores da UEL, foi selecionado para receber o prêmio de melhor trabalho do Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Entac 2022), no GT Qualidade de Projeto. O Entac é considerado o mais importante evento técnico-científico brasileiro na área da Tecnologia do Ambiente Construído.

O Encontro, promovido no início deste mês, é uma realização bienal da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac) e tem como objetivo disseminar e discutir a produção científica, bem como debater políticas e problemas relacionados ao Ambiente Construído. Assim, o evento reúne membros da comunidade acadêmica e representantes de instituições e empresas públicas e privadas.

Equipe durante apresentação do trabalho no Entac 2022 (Arquivo)

Os autores da publicação premiada foram o estudante Giovane Gomes Angelin, graduando do curso de Engenharia Civil; o professor Paulo Adeildo Lopes, do Departamento de Geologia e Geomática (CCE); a doutoranda Juliana Bambini Mandola, do Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU); e o professor César Imai, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (CTU).

De acordo com o professor Lopes, tudo foi feito com recursos próprios, inclusive a inscrição, viagem e hospedagem para a participação do evento, realizado em Canela/RS. “Foi muito prazeroso e mostrou a força de vontade dos nossos alunos. Receber esta premiação no Entac reforça a posição da nossa UEL entre as melhores universidades do país.”

O artigo é baseado no projeto de pesquisa “A utilização do BIM (Building Information Modeling) nas obras de pequeno e médio porte: um estudo de caso em Londrina-PR”. O projeto envolve oito alunos dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo (CTU), além de professores do Departamento de Geologia e Geomática (CCE) e do PPU.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.