UEL é destaque em concurso de Pitch realizado em Encontro de Inovação, em Ponta Grossa

Concurso foi realizado entre os dias 7 e 8 e reconheceu pesquisadores das áreas de Humanidades e Biológicas da UEL. Evento foi organizado por cinco IEES.

Três estudantes da UEL foram destaque no concurso Pitch Unitech Acipg, realizado em Ponta Grossa, como parte do 12º Encontro Anual de Tecnologia da Informação (Eaiti), evento organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em conjunto com a UEL, UEM, Unicentro e UENP. O concurso foi realizado na semana passada, dias 7 e 8, em parceria com a Associação Comercial de Ponta Grossa (ACIPG) e teve o objetivo de unir a comunidade acadêmica com o mercado, estimulando o empreendedorismo.

O pitch é uma exposição verbal, simples e direta, na qual o pesquisador apresenta o projeto e ressalta os diferenciais, em linguagem acessível, dispensando termos técnicos. A exposição precisa ter no máximo três minutos. Todos os estudantes inscritos no Eaiti puderam participar da competição e concorrer ao prêmio de R$1.000,00 patrocinado pela Associação Comercial de Ponta Grossa (ACIPG).

Dos cinco estudantes classificados, três foram da UEL: Natália Yukari Kashiwaqui, que apresentou o trabalho “Atividade Antibiofilme de Nanopartículas de Óxido De Zinco Sintetizadas Biologicamente”; Heloisa Almeida Santos de Padua, que apresentou estudo sobre o tema “Implementação de Um Banco de Resíduos Têxteis Industriais e Pós-Consumo em Cooperativas de Reciclagem” e Laura Pierobão Monteiro, que demonstrou seu projeto de pesquisa “Aperfeiçoamento e Otimização de Diferentes Meios de Cultura Para a Produção de Bacteriófagos”. Os demais estudantes classificados no concurso de pitch foram da UEPG e da UENP.

Eaiti

O 12º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti) buscou promover a integração dos alunos das cinco Universidades, ampliando o acesso ao conhecimento e às inovações tecnológicas. Durante dois dias, os estudantes apresentaram cerca de 200 trabalhos de Iniciação Tecnológica, compartilhando resultados e suas experiências.

A realização do Eaiti é uma exigência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para promover a interação entre alunos e pesquisadores e divulgar o trabalho de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Um comitê externo do CNPq acompanhou as atividades. A equipe foi formada por pesquisadores de várias instituições, como Deoclécio Domingos Garbuglio (UEL), Elaine Maria De Souza Fagundes (UFMG), Eliria Maria de Jesus Agnolon Pallone (USP), Marcelo Leandro Eichler (UFRGS), Marcelo Machado Viana (UFMG), Luiz Alberto Pilatti (UTPFR) e Rosilene Aparecida Prestes (UTFPR).

(Com informações da Assessoria de Imprensa da UEPG)