Evento sobre orientalismos e colonialismos na comunicação está com inscrições abertas

Evento sobre orientalismos e colonialismos na comunicação está com inscrições abertas

Evento traz as encruzilhadas das questões étnico-raciais e de gênero, em especial os feminismos decoloniais e sua crítica às representações no campo da comunicação e cultura.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) está com inscrições abertas para o 2° Encontro de Estudos sobre Orientalismos e Colonialismos na Comunicação e no Audiovisual (OCCA), que ocorre entre 7 e 10 de março. O evento tem como objetivo promover reflexões a respeito do olhar hegemônico e colonizador da comunicação no audiovisual e das produções decoloniais, elaboradas por pesquisadores e produtores negros e indígenas. As inscrições seguem até 6 de março neste link.

Nesta edição, o evento traz como ideia central as encruzilhadas das questões étnico-raciais e de gênero, em especial os feminismos decoloniais e sua crítica às representações no campo da comunicação e cultura. A programação contará com três momentos de debates com convidados, chamados Encruzilhadas, e dois Grupos de Trabalho (GTs) para apresentação de pesquisas. Os pesquisadores que forem apresentar trabalhos devem enviar o resumo até 25 de fevereiro.

Durante o evento, será promovido o GT Gênero e Comunicação, no qual serão discutidas pesquisas relacionadas às representações e representatividades das populações LGBTIA+, queers, feminismos e demais interseccionalidades das questões de gênero e seu tratamento na mídia e na comunicação. Haverá, ainda, o GT Raça e Etnia, no qual serão abordadas pesquisas relacionadas às populações negra, indígena e imigrante na comunicação, além do papel da mídia e da comunicação na construção de estereótipos e na produção e reprodução de imagens preconceituosas e racistas. Os GTs ocorrerão de forma híbrida, com apresentações presenciais e remotas.

O evento faz parte do calendário de combate ao racismo da UEL. “O OCCA vai discutir muitas questões que estão relacionadas ao racismo, ao racismo estrutural e às formas de expressão do racismo na comunicação, como preconceitos e estereótipos”, explica a coordenadora do evento, professora Mônica Kaseker. A promoção do evento é do PPGCom e a organização é dos grupos de pesquisa Entretons e Deco (Decolonialidade na Comunicação), além de ter o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), da Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia) e da Campanha UEL na Luta Contra o Racismo. 

Programação

O primeiro dia de evento (7) contará com a Encruzilhada 1, às 19h15, com o tema “Feminismos Decoloniais: representações e representatividades”, que traz as convidadas Maria de Fátima Lima Santos e Lua Lamberti de Abreu, além da mediação da jornalista Fiama Heloisa dos Santos.

No dia 8, haverá o GT Gênero e Comunicação, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com mediação dos professores Regis Moreira e Flávia Carvalhaes. Posteriormente, às 19h15, será realizada a Encruzilhada 2, que tem como tema “Feminismos Subalternos e Mídias” e traz as convidadas Mariana Vale, Claudia Ikandayô, Teresa Mendes e Gilza Kaingang, sendo mediada pela coordenadora do Neab, Marleide Perrude. 

O GT de Etnia, Raça e Comunicação está programado para o dia 9, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com mediação das professoras Mônica Kaseker e Andréa Rocha. No mesmo dia, às 17h, haverá a Festinha Deco, realizada na Livraria Olga (R. Pio XII, n° 313). 

Fechando a programação, o último dia de evento começará com uma reza guarani feita por Ana Lúcia Yvoty, às 9h30; em seguida, haverá a Encruzilhada 3: “Abrindo caminhos para a pesquisa decolonial”, que traz a convidada Verônica Maria Alves Lima e mediação da professora Márcia Neme Buzalaf, além da participação da Cuia, do Neab e dos grupos de pesquisa Deco e Entretons.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também