Ciências Sociais comemora 50 anos e recepciona ingressantes da Pós-Graduação

Entre 6 e 9 de março, evento pretende discutir desafios e perspectivas da área hoje, no âmbito do ensino superior público no Brasil.

As Ciências Sociais da UEL estão fazendo aniversário. Para marcar os 50 anos, o Colegiado de Ciências Sociais, em parceria com o Departamento de Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSoc), promove, entre 6 e 9 de março, um evento comemorativo em conjunto com a 3ª Semana de Ingressantes do PPGSoc/UEL. Com a temática “Desafios e perspectivas em pesquisa e ensino nas Ciências Sociais hoje”, o objetivo é refletir sobre os últimos anos e o futuro dos cursos, além de pensar sobre os desafios enfrentados atualmente no âmbito do ensino superior público no Brasil.

O evento será realizado no formato híbrido, com minicursos via Google Meet e conferências presenciais no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Os assuntos contemplam discussões diversas, como ética na pesquisa em Ciências Humanas, normas para publicação em periódicos, importância de conhecer os editais de seleção, entre outros temas. Os minicursos, coordenados pelo corpo discente do PPGsoc/UEL e de outras instituições, serão sempre às 8h30, às 10h30 e às 14h. As palestras começam a partir das 19h.

Programação

A conferência de abertura, no dia 06, contará com membros da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e representação estudantil. A palestra, que terá como tema a “Expropriação e resistência no capitalismo racial”, será ministrada pelo professor Ruy Braga, da Universidade de São Paulo (USP), às 19h.

Na terça-feira (07), serão promovidos os minicursos “O que as ciências “naturais” podem ensinar à sociologia? (e vice-versa)”, “Onde publicar? Conhecendo periódicos, normas e indicadores de publicação” e “Elaboração de Projetos de pesquisa em ciências sociais”. No mesmo dia, haverá a conferência “Redes temáticas, teóricas e metodológicas da Ciência Política brasileira”, ministrada pelo professor Adriano Codato, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No dia 08, serão ofertados os minicursos “Representação e Representatividade: os espaços de ensino e a resistência negra através da estética”, “Prostituição na sociologia urbana: a perspectiva “putafeminista” no desenvolvimento de Londrina-PR” e “Pesquisa com grupos focais”. Ainda na quarta-feira, a palestra “Os laudos como produção antropológica particular: expectativas, questões técnico-científicas e éticas” será ministrada pela professora Alexandra Barbosa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O último dia de evento será composto pelos minicursos “Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: problematizações a partir das diretrizes do CNS (2016) e da Lei Geral de Proteção de Dados (2018)”, “A importância da Leitura de editais para ingresso nos Programas de Pós-Graduação do Brasil” e “Desenho de pesquisa em ciências sociais”. A conferência de encerramento, “Desafios e perspectivas do ensino de Ciências Sociais no Brasil”, será ministrada pelo professor Marcelo Cigales, da Universidade de Brasília (UnB).

No dia 10, haverá um minicurso extra, com o tema “Diretrizes e experiências com submissões ao Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE)”, às 14h. A programação completa está disponível neste site e nas redes sociais do evento por meio do @sippgsocuel.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 06 de março na página de Eventos do site da UEL. Os participantes terão certificado de 30h mediante participação nas atividades do evento.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.