Com atividades recreativas, unidade apresenta toxinas presentes nos alimentos

Trabalho é desenvolvido na Unidade 22 da Via Rural. Espaço tem a proposta de promover conhecimentos sobre saúde animal e humana.

Voltado para o ramo da pecuária de corte, a Unidade 22 da Via Rural 2023 está com três mesas explicativas compostas por profissionais e estudantes da UEL, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR). Um dos temas trabalhados é sobre as micotoxinas nos alimentos, que são substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos. A atividade é coordenada pela professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP/CCA) Ana Paula Bracarense.

O médico veterinário e estudante de mestrado em Ciência Animal pela UEL João Vítor Xavier mostra os alimentos com a presença de fungo. Segundo ele, não basta retirar a parte estragada que está visível, porque o fungo tem “raízes” que não são vistas a olho nu. “Mesmo por agentes químicos ou com altas temperaturas é difícil sua degradação”, completa.

Unidade 22 expõe, em parceria com IDR-PR, mesas explicativas sobre fungos, intoxicações em alimentos, doenças parasitárias, entre outros temas (Foto: Thiego Bitencourt)

Xavier também explica a presença de toxinas em alguns alimentos comuns aos humanos, mas que podem prejudicar os animais. “Alguns desses alimentos não têm uma origem tóxica. Uma toxina conhecida ocorre na uva e no abacate.” No preparo da comida também são adicionados temperos que são prejudiciais aos animais. “Cebola e alho acabam sendo bem comuns por conta da intoxicação crônica de animais que entram em contato várias vezes com comidas com esse preparo”, explica.

Além disso, medicamentos também costumam ser utilizados em animais sem as precauções necessárias e podem causar fortes reações nos bichos. O médico veterinário comenta que os casos mais frequentes de intoxicações são com paracetamol, diclofenaco, butox e amitraz.

Estudantes de graduação e pós-graduação na área de Medicina Veterinária no estante. Parceria com IDR-PR

Outra mesa conta com uma “pescaria” de doenças parasitárias para que as crianças possam interagir e aprender formas de prevenção. O projeto é coordenado pelo professor de Parasitologia Veterinária João Luís Garcia. O Programa de Educação Tutorial (PET/UEL) de Zootecnia também está presente no estande voltado para interações com as crianças. Por meios de jogos educativos, como jogo da velha e jogo de perguntas, os estudantes universitários explicam a cadeia produtiva da carne. O projeto é orientado pela professora do Departamento de Zootecnia (CCA) Ana Maria Bridi.

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão do professor Reinaldo Zanardi.