Visitantes da Via Rural aprendem a lidar com animais peçonhentos no estande do Ciatox/HU

Além disso, a Unidade 9 apresenta inovações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Na ExpoLondrina 2023, durante a realização da Via Rural, os visitantes têm acesso à Unidade 9, que apresenta inovações no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e também a informações importantes sobre como proceder em caso de acidentes com animais peçonhentos. O espaço é fruto de uma parceria entre a UEL, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), do Hospital Universitário (HU) e a Prefeitura Municipal de Londrina, sob a responsabilidade do professor da UEL e diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), João Antonio Cyrino Zequi.

Tendo em vista o alto número de casos de dengue em Londrina, estudantes de Ciências Biológicas da UEL apresentam métodos de prevenção para que o mosquito não se reproduza nas residências. Além disso, os visitantes têm acesso a um método de controle ao mosquito da dengue, fruto de pesquisas desenvolvidas na Universidade.

Famílias puderam conferir curiosidades sobre as doenças e, ainda, aprender como prevenir a proliferação do mosquito da dengue (Foto: André Ludwig)

Edson Kawabata, estudante do curso de Ciências Biológicas, explica que o método de controle utiliza bactérias que produzem uma proteína para atuar especificamente na larva do mosquito Aedes aegypti, controlando-o sem atingir nenhuma outra espécie.

Além disso, a Prefeitura de Londrina aproveita o espaço para informar sobre a atuação da Vigilância Sanitária no controle ambiental de outras espécies que podem transmitir doenças, como o caramujo africano e o bicho-barbeiro. A Vigilância Sanitária Municipal também apresenta formas de prevenir as espécies transmissoras de doenças. São técnicas que podem ser aplicadas em casa.

Ao mesmo tempo, o CIATox, formado por estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina, exibe, em vidros, animais peçonhentos que chamam a atenção de quem passa pela unidade. O estudante do curso de Medicina Kleber Juliani explica que o Centro age em conjunto com hospitais de Londrina e região e, também, atende a população orientando em caso de acidentes com animais peçonhentos, como cobras e escorpiões.

CIATox é formado por estudantes de Enfermagem, Medicina e Farmácia. Unidade 9 contém exemplares de animais peçonhentos (Foto: André Ludwig)

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão do professor Reinaldo Zanardi.