Néias – Observatório de Feminicídios Londrina completa 2 anos com evento comemorativo

Néias – Observatório de Feminicídios Londrina completa 2 anos com evento comemorativo

Evento será no Sesc Cadeião, no Centro, e deve contar com participantes da UEL, Conselho da Mulher, Ministério Público e imprensa.

Em abril, o Néias – Observatório de Feminicídios Londrina comemora dois anos de atividades. A organização tem como objetivo dar e ecoar vozes de mulheres vítimas da forma mais brutal de violência de gênero: o feminicídio. Para marcar a data, nesta quarta-feira (26), será realizado um evento comemorativo no Sesc Cadeião (R. Sergipe, n° 52), às 19h30.

Na ocasião, Amanda Marcondes apresentará a performance “Não Morremos como Moscas!”. Posteriormente, a professora Silvana Aparecida Mariano, do Departamento de Ciências Sociais (CLCH), falará sobre a criação do Néias, enquanto a professora Martha Ramirez, do mesmo departamento, fará uma exposição dos dados coletados a partir dos julgamentos de feminicídios acompanhados durante o período de dois anos da organização. O evento conta, ainda, com participação da assistente social Sueli Galhardi, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; de Maria Goreti, mulher sobrevivente de tentativa de feminicídio; do jornalista Peterson Dias e do promotor do Ministério Público do Paraná (MP/PR) Ronaldo Braga.

Divulgação.

Atuação do Néias

Criado em 2021, o Néias surgiu após a organização de um grupo de ativistas para dar visibilidade e acompanhar o julgamento da tentativa de feminicídio contra Cidneia Aparecida Mariano da Costa – irmã de Silvana, uma das integrantes do coletivo. Conhecida como Néia, a mulher foi vítima da violência de gênero em 2019 e ficou com graves sequelas neurológicas e com danos motores e cognitivos, vindo a falecer em 2021. Desde essa primeira ação, a organização tem se unido para “levantar a voz pelas tantas Néias” de Londrina. 

O principal meio de atuação do Néias é com o acompanhamento e a divulgação dos julgamentos de feminicídios na Comarca de Londrina, de casos tentados e consumados. No início deste mês, foi lançado o relatório “Feminicídios Julgados na Comarca de Londrina nos anos de 2021 e 2022”, produzido pelo Laboratório de Estudos de Feminicídios (Lesfem), com apoio do Néias, que apresentou uma análise de 23 casos julgados no período.

A partir dessas atividades, a organização se coloca como um dispositivo de ações e enfrentamento da violência contra as mulheres em Londrina, aumentando a visibilidade dos casos e engajando a participação a sociedade civil. O Néias busca, também, cobrar medidas de proteção e reparação dos sistemas protetivo e judicial.

*Estagiária de Jornalismo na COM/UEL.

Leia também