Laboratório de estudos sobre religiões lança obra que analisa a Ditadura Militar no Brasil

Laboratório de estudos sobre religiões lança obra que analisa a Ditadura Militar no Brasil

Livro reúne seis capítulos com especialistas e convidados, que acessaram arquivos inéditos do Serviço Nacional de Informações (SNI), cedidos ao NDPH.

A equipe do Laboratório de Estudos sobre Religião e Religiosidades (LERR), associada ao Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, lançará, no próximo dia 20, na livraria Olga, o livro “Vigilância e silenciamentos durante a ditadura militar brasileira (1945-1985)”. Organizada pelos pesquisadores Fabio Lanza; José Wilson Assis Neves Júnior; Raíssa Regina Brugiato Rodrigues; Aline Salles Pedrazani e Luan Prado Piovani, a produção da obra contou com o apoio financeiro do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL, por meio de recursos concedidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bolsas de Iniciação Científica da Fundação Araucária e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O prefácio é da professora do Departamento de Ciências Sociais (CLCH) Maria José de Rezende e o livro reúne nos seus seis capítulos contribuições de especialistas convidados, dentre eles Américo Freire e Evanize Sydow, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea no Brasil da Fundação Getúlio Vargas FGV – CPDOC), Antônio Mendes da Costa Braga, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp, Campus Marília) e Luiz Ernesto Guimarães, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG, Campus Barbacena), bem como docentes e discentes da graduação em Ciências Sociais e da Pós-Graduação em Sociologia da UEL.

De acordo com os organizadores, “a amplitude e densidade da obra se traduz na diversidade dos textos, situados no contexto sócio-histórico da Ditadura Militar brasileira (1964-1985), capazes de trazer à tona (graças à Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011) o acesso e a análise dos arquivos inéditos do Serviço Nacional de Informações (SNI), cedidos ao Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH/UEL)”. São cerca de 7.000 documentos, até então secretos, sobre investigações, perseguições, silenciamentos e repressões a diversos segmentos da sociedade brasileira que se opuseram ao regime.

Livro traz à tona arquivos do SNI, da Ditadura Militar no Brasil. Colaborações são de professores da UEL, FGV, UEMG e Unesp (Divulgação)

O lançamento contará com as presenças dos professores Maria José de Rezende e Grimaldo Carneiro Zachariades, do FGV – CPDOC. Ele colabora no projeto “Os documentos inéditos dos arquivos do SNI (PR-BR), do projeto “Opening the Archives e da CIA (EUA)”. Zachariades também ministrará um seminário interno para os pesquisadores, na próxima segunda-feira (22).

O professor Fabio Lanza, do Departamento de Ciências Sociais e coordenador do projeto, informou que um segundo livro está com a produção em andamento. A distribuição da obra é gratuita, no formato e-book.

Serviço:

Lançamento do livro “Vigilância e silenciamentos durante a ditadura militar brasileira (1945- 1985)”.
Presenças: Professores Maria José de Rezende (UEL) e Grimaldo Carneiro Zachariades, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea Brasileira da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).
Quando: 20 de maio, 16h.
Onde: Livraria Olga (Rua Pio XII, 313, Centro).

Divulgação.
Leia também