Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas tem início nesta quarta (24)

Evento discute estágios na área de Letras e Português. Nesta edição, conta com participação de Lívia Suassuna, sobrinha do escritor Ariano Suassuna.

Divulgar novas metodologias de ensino/aprendizagem e desenvolver o olhar crítico dos estagiários de Letras/Português em relação à prática docente. Estes são alguns objetivos do 5º Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (Estagiar), que tem início nesta quarta-feira (24), no Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH). Voltado aos estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais docentes e à comunidade externa, o evento se estende até a noite desta sexta-feira (26) com palestras, apresentações de trabalhos e encontros para a troca de experiências.

Para a coordenadora do evento, a professora do Departamento de Letras Vernáculas Clássicas Cristina Bulhões Simon, o 5º Estagiar será um momento muito importante de reflexão sobre a profissão do professor, o dia-a-dia, dificuldades, escolhas e vivências. Neste sentido, o estágio, avalia, pode ser um momento “mágico” ou “assustador” no qual os estudantes das licenciaturas se envolvem de maneira mais profunda com seus futuros locais de trabalho: as escolas.

“O graduando tem no evento a oportunidade de falar e de ouvir os colegas e, não raro, os professores regentes que os recebem em suas escolas. Esse olhar pra si e para o outro traz crescimento, esclarecimento e descobertas”, avalia Cristina.

Pesquisadora Lívia Suassuna é uma das grandes referências no ensino de Língua Portuguesa no Brasil (Divulgação)

Contando com a presença de uma das maiores referências no ensino de Língua Portuguesa no País, a professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Lívia Suassuna – sobrinha do escritor Ariano Suassuna -, o evento ainda tem o objetivo de fortalecer os laços entre a Universidade Estadual de Londrina e o Núcleo Regional de Educação (NRE), responsável por atender 19 municípios da região. Ela avalia que a relação entre as duas instituições sempre foi marcada por grande aproximação. No entanto, “as demandas burocráticas, por incrível que pareça, têm prevalecido, em detrimento de uma necessária parceria com foco na formação de professores”, considera a pesquisadora.

Temáticas

Dentre os temas que serão abraçados pela programação do 5º Estagiar estão discussões sobre os maiores desafios da educação na atualidade inseridas em grandes áreas, como educação inclusiva, ensino híbrido, utilização de smartphones e as influência dos efeitos persuasivos da publicidade e das notícias sobre os jovens.

Questionada sobre qual é o tamanho do desafio enfrentado por professores de Língua Portuguesa e Literatura, no sentido de continuarem motivando seus alunos a desenvolverem o hábito da leitura, a professora considerou “imenso”. “Atualmente propor a leitura é ter de negociar o tamanho do livro (‘muito grande, não!’) e consequentemente o ‘tempo perdido’ (‘muito tempo, nem pensar!’) para a sua leitura”, lamenta. “Isso traz consequências seríssimas para esses jovens, como pouquíssimo conhecimento letrado, parca experiência com a escrita, dificuldade de abstração e de compreensão da subjetividade, de duplo sentido, falta de concentração e vocabulário pouco diversificado”, acrescenta.

Por outro lado, lembra que os professores de Língua Portuguesa são privilegiados, pois podem usar textos de mais diferentes naturezas como material de trabalho. São, por isso,”capazes de superar essas dificuldades”. “Outra questão que não pode ser deixada de lado é o ambiente familiar, que, cada vez mais, se mostra refratário à leitura, pois raramente o jovem tem em casa exemplo de leitores”, lembra a docente.

O 5º Estagiar – Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa é uma realização da Universidade Estadual de Londrina por meio do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, com o apoio do Curso de Especialização de Língua Portuguesa da UEL, do Grupo de Pesquisa Formação e Ensino em Língua Portuguesa (FELIP) e do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE).

Programação de abertura

Convidada para a abertura do 5º Estagiar, a professora titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Lívia Suassuna irá ministrar, na noite desta quarta-feira, a palestra “Narrativas de estágio da licenciatura em Letras: evidências da pluralidade do saber docente”. A palestra de abertura será no Anfiteatro Maior do CLCH, às 19h30.

Mestra em Língua Portuguesa pela PUC-SP e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concentra suas pesquisas nas áreas de Língua Portuguesa; Linguística; Linguística Aplicada; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Educação e Linguagem; Formação de Professores de Português. Na Universidade Federal de Pernambuco, Lívia Suassuna atua no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação, onde ministra a disciplina de Prática de Ensino de Português.

Já como pesquisadora, orienta trabalhos e participa de pesquisas e projetos diversos de formação de professores dos ensinos Fundamental e Médio, assessorando redes públicas de ensino. É autora das seguintes obras: Ensino De Língua Portuguesa: Uma Abordagem Pragmática; Ensaios de pedagogia da língua portuguesa; Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica; Reflexões sobre o currículo e Ensino de Língua Portuguesa (Ed. Contexto).

“Sua palestra chega para nós com enorme expectativa. Com certeza, será uma apresentação bastante rica pois é uma pesquisadora de grande fôlego”, destaca Cristina Simon. De acordo com Cristina, a produção acadêmica da professora Lívia Suassuna, inclui 79 trabalhos publicados em eventos, 61 artigos publicados, 19 livros publicados ou organizados, 45 capítulos de livros publicados, quatro prefácios e posfácios e 61 trabalhos técnicos.

Confira a programação completa do evento neste link.