UEL marca presença no Prêmio Queijos do Paraná, em Curitiba

Universidade estará com estande para divulgação do projeto INCT-Leite, do CNPq. Professora participará como jurada.

A UEL marcará presença na primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, importante evento que visa divulgar os queijos produzidos no Estado, artesanais ou industriais, e fortalecer ainda mais essa cadeia produtiva tão importante para o Paraná. O evento será no próximo dia 1º, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Haverá um estande da UEL para divulgar o projeto INCT-Leite, coordenado pelo professor Amauri Alfieri, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (CCA). Trata-se de uma chamada do CNPq para pesquisa de alto nível. O espaço ficará sob a responsabilidade de duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal. É o projeto que está financiando a ida da professora e das mestrandas.

Além de material de divulgação (folders, folhetos etc.), haverá distribuição de uma cartilha de higiene e ordenha e exposição do formolfree, tecnologia desenvolvida pelo Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Lipoa) é um novo método para detecção rápida de formol no leite direcionado ao setor produtivo. O método foi o primeiro a gerar royalties para a universidade.

INCT-Leite

Alfieri desenvolve o projeto desde 2016, quando foi contemplado pela chamada pela primeira vez. O INCT-Leite reúne pesquisadores nacionais e estrangeiros de várias áreas com o objetivo de aumentar a produção, a produtividade e a qualidade da produção leiteira, com foco na qualidade de vida dos consumidores, no bem-estar animal e na sustentabilidade ambiental. Inclui estudos em técnicas de manejo, nutrição, genética, reprodução e outros aspectos associados à saúde do rebanho, assim como processos de higiene e ordenha. Ainda, concentra-se na qualidade e segurança alimentar dos produtos finais, que chegam à mesa do consumidor.

Julgamento

Além do espaço da UEL, a professora Natalia Gonzaga, do Lipoa (Departamento de Medicina Veterinária Preventiva), participará do Prêmio como membro julgador. Das 8h às 15h30, os jurados se reunirão em sessão fechada para avaliar, deliberar e definir os premiados com ouro, prata e bronze. Em seguida, das 16h às 17h30, no Auditório principal, os “super jurados” revelarão o queijo “Super Ouro” da 1ª edição.

Os jurados levarão em conta muitos aspectos, como cor, quantidade de sal, textura, sabor, odores e sensações. Serão premiados por categoria: leite de vaca, de cabra, de ovelha e de búfala. O regulamento completo pode ser lido aqui.

O Prêmio é uma realização do Sistema Faep, IDR-PR, Sebrae e Sindicato do Leite do Paraná (Sindleite), com apoio de diversas entidades privadas e instituições públicas.